sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Minas Gerais lança edital 2010 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Minas Gerais lança edital 2010 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Artistas, produtores, empreendedores, gestores culturais e demais interessados têm até o próximo dia 19 de outubro para inscrever projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic). Os projetos beneficiados poderão captar recursos junto às empresas no ano de 2011.
O edital acaba de ser lançado pela
Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura e da Diretoria da Lei de Incentivo à Cultura. Edital e formulários para inscrição estão disponíveis no www.cultura.mg.gov.br.

“Ao longo das últimas edições, a Secretariade Cultura tornou a Lei Estadual de Incentivo ainda mais democrática, por meiode mecanismos de análise que a tornaram mais ampla e inclusiva. Foram criadosdiferentes patamares de renúncia fiscal, tendo sido também definido um montantemínimo de 42% para aprovação de projetos para o interior”, explica osecretário de Estado de Cultura, Washington Mello, para quem o foco da pasta ésimplificar processos para atrair projetos de todas as regiões do Estado, valorizandoa diversidade cultural, o intercâmbio entre a cadeia produtiva cultural eartística mineira, a sustentabilidade e a geração de renda.

Os proponentes podem fazer as inscrições dosprojetos via correio ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16horas, na Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência de Fomento eIncentivo à Cultura (SFIC), aos cuidados da Diretoria da Lei de Incentivo àCultura (DLIC), na
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (RodoviaPrefeito Américo Gianetti, s/nº, Prédio Gerais, 5º andar, bairro Serra Verde - CEP: 31.630-901, Belo Horizonte). Há também um posto para entrega de projetos - apenas presencial - na avenida Assis Chateaubriand, nº 167, bairro Floresta, Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3915-2682 ou (31) 3915-2698.

Excepcionalmente neste edital, a lista de projetos aprovados será publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e no site da Secretaria de Estado de Cultura, em duas etapas. A primeira etapa de divulgação dos aprovados será no dia 20 de janeiro de 2011, para os empreendedores cujos projetos têm cronograma fixo de execução nos meses de janeiro e fevereiro, conforme detalhamento do cronograma e sem direito a pedido de prorrogação de tal prazo de execução, sendo de inteira responsabilidade do proponente a veracidade das informações. A segunda etapa, em 27 de fevereiro de 2011, para os empreendedores cujos projetos têm cronograma de execução de março a dezembro, conforme detalhamento do cronograma de execução.

Lei Estadual de Incentivo à Cultura

De 2003 a 2010, o
Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, investiu mais de R$ 200 milhões na cultura mineira, recursos oriundos da renúncia fiscal do ICMS pelas empresas, possibilitando a produção de mais de 2.100 projetos culturais aprovados, nesse período, na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em 160 municípios. Esses investimentos contribuíram para dar um salto qualitativo histórico na política pública de cultura em Minas Gerais.

“Estamos promovendo encontros com empresários, na capital e no interior de Minas, esclarecendo a importância do incentivo à cultura para as comunidades, as próprias empresas e o Estado”, conta Nora Vaz de Mello, superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria.

Para apresentar um projeto, é imprescindível que o candidato leia, atenciosamente, cada item exigido no Edital LEIC/2010, disponível no site
www.cultura.mg.gov.br, cumprindo as exigências para a aprovação do projeto. Visando a uma adequação gradativa nos aspectos tecnológicos, o proponente, ao fazer sua inscrição, além do preenchimento e envio da documentação em forma física, deverá enviar, também, os arquivos contendo os formulários gravados em mídia ótica (CDs ou DVDs). Essa medida pretende facilitar e agilizar o processo de análise do projeto.

0 Comments: