sexta-feira, 27 de agosto de 2010

6º Betiquim - Festival de Tira-Gosto de Betim


6º Betiquim adota edição sustentável com consultoria da ECCOX Ambiental

No período do evento – 1º a 26/9 - ações sustentáveis nos bares e restaurantes vão sensibilizar o público para a importância de preservar o ambiente em que vivemos.

O público mineiro adora encontrar os amigos nos bares e restaurantes para colocar o papo em dia, comemorar uma data especial ou relaxar após um dia estressante de trabalho. Belo Horizonte, por exemplo, é conhecida em todo o Brasil como a ‘capital dos bares’, por concentrar o maior número de estabelecimentos do segmento no país. Esta fama está se espalhado também por outras cidades da região metropolitana, onde os bares também exercem poder de atração nas pessoas, reunindo num só lugar descontração, lazer, entretenimento, boa comida e bebida gelada.

Este é o caso de Betim, uma das mais importantes cidades mineiras, que criou o próprio festival temático de comida de boteco, o ‘Betiquim’, para promover e divulgar os principais bares da cidade. O que muitas pessoas não sabem é que, além de serem agradáveis locais para convivência e troca de experiências, os bares e restaurantes podem ser grandes poluidores do meio ambiente, principalmente, pela alta geração de resíduos. Estão incluídos óleo de cozinha, plástico, efluente sanitário, alumínio, vidro, restos de alimentos, papel, ruídos, entre outros.

Para conscientizar os proprietários e os freqüentadores dos bares para a importância da atitude responsável com o meio ambiente, amenizando os impactos de suas ações, o 6º Betiquim - Festival de Tira-Gosto de Betim vai adotar o conceito de ‘edição sustentável’, numa parceria com a ECCOX Tecnologia e Soluções Ambientais. O evento, que acontecerá de 1º a 26 de setembro, nos principais bares e restaurantes da cidade, é uma realização da Kiev Eventos em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim. A previsão da organização é que 60 mil pessoas visitem os bares que integram a iniciativa.

“O Betiquim é o primeiro evento do país com o conceito de sustentabilidade. A proposta é desenvolver ações para conscientizar os dois lados do balcão – proprietários e clientes - sobre a importância da consciência ambiental e da atitude responsável com o meio em que vivemos. Buscamos não somente a adequação ambiental dos bares participantes, mas também a valorização dos estabelecimentos a partir da adoção de um modelo sustentável que agregue o desenvolvimento econômico e a responsabilidade social”, destaca João Ricardo Magalhães Gonçalves, arquiteto urbanista e sócio-proprietário da ECCOX Ambiental.

Programa Bar Sustentável

Um dos objetivos da parceria da Kiev Eventos com a ECCOX Ambiental é aproveitar a freqüência dos bares participantes do Betiquim para a conscientização ambiental. Como os locais são pontos de encontros, em sua maioria, de adultos formadores de opinião, a idéia é inserir a cultura da sustentabilidade em meio ao lazer, incentivando a adoção de um conjunto de atitudes que melhorem a qualidade de vida da comunidade.

A ECCOX Ambiental irá proporcionar o suporte técnico e a consultoria de sustentabilidade aos estabelecimentos participantes, orientando para o reuso e reciclagem correta de resíduos e efluentes, controle das emissões sonoras e adoção de práticas contra o desperdício.

Durante o período do evento, a equipe da ECCOX visitará os bares do Betiquim para orientar os proprietários sobre as melhorias e adequações necessárias. No dia do evento em cada bar específico, a empresa contará com agentes verdes conscientizando o público sobre os conceitos de sustentabilidade. A empresa irá definir uma entidade para destinar os resíduos recicláveis em cada bar. A quantidade de CO2 emitida também será medida para que possa ser neutralizada ao final do evento com o plantio de árvores pelos freqüentadores.

Selo Bar Sustentável

O selo ‘Bar Sustentável’ será concedido aos estabelecimentos que adotarem mais práticas de sustentabilidade. Para isso, serão avaliados o percentual de geração de resíduos e sua correta destinação, níveis de ruído, práticas de educação ambiental e social, entre outros critérios.

“O objetivo de todas as ações é semear a cultura de sustentabilidade, contribuindo para eco-eficiência dos estabelecimentos. A meta é reduzir em até 20% a destinação incorreta dos resíduos, e em 10% o consumo energético, ao mesmo tempo. promovendo educação ambiental dos freqüentadores e da sociedade”, completa João.

O encerramento do Betiquim 2010 será no dia 26 de setembro, no Parque de Exposições de Betim, com show do grupo Demônios da Garoa. Na ocasião será oficializado o lançamento do programa “Bares e Restaurantes Sustentáveis de Betim,” uma iniciativa da ECCOX Ambiental e Kiev Promoções e Eventos. O projeto faz parte do programa de responsabilidade sócio-ambiental das empresas de Betim e o principal objetivo é multiplicar os modelos de sustentabilidade nos estabelecimentos do setor.

A ECCOX Tecnologia e Soluções Ambientais, fundada em 2005, atua com projetos e consultoria nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, gestão de qualidade e integrada, gestão de aprovações e projetos de engenharia e arquitetura. Com sede em Betim (MG), principal pólo industrial da Região Metropolitana da capital mineira, a empresa foca seus negócios na atuação consciente, gerando sustentabilidade e segurança para seus clientes, parceiros e o planeta.

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Patrícia Leris
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8788-0043
ampla@amplacomunicacao.com.br
Agosto/2010

Patrícia Leris
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8719-8873
imprensa2@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: