sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rede Mobilizadores promove oficina para fortalecimento de associações e cooperativas

Rede Mobilizadores promove oficina para fortalecimento de associações e cooperativas

Oficina será facilitada por Carlos Antônio da Silva, coordenador de cooperativismo da Secretaria de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Setrab).

O site Mobilizadores COEP vai realizar, de 17 de maio a 2 de junho, a oficina on-line "Internet: informação para o fortalecimento de associações e cooperativas". O objetivo é explicar como os recursos e as ferramentas disponibilizados na internet facilitam o acesso a informações para criação e/ou aprimoramento da gestão de associações e cooperativas. A ideia é mostrar que a rede viabiliza a interação entre pessoas que atuam na área, o acesso a crédito, a comercialização de produtos e/ou serviços, e o fortalecimento comunitário.

"A internet abre caminho para novas possibilidades de trabalho colaborativo, onde as distâncias e as fronteiras deixam de ser um empecilho. Além da colaboração, o acesso à informação é o diferencial da rede: pode-se encontrar na internet praticamente todo tipo de conhecimento, seja ele em texto, em áudio ou em vídeo. E de forma prática, toda essa informação adquirida repercute na comunidade, como por exemplo, no auxílio à formulação de políticas públicas que beneficiem o próprio local e no fortalecimento das organizações sociais que atuam na região", explica Carlos Antônio.

Neste sentido, enfatiza a importância dos telecentros para as comunidades, explicando que devem ser um espaço apropriado por elas, em que possam não só usar o computador, a internet, como também trocar informações e discutir problemas e necessidades locais.

Telecentros em comunidades COEP

O COEP já possui 26 telecentros ativos em comunidades do Semiárido nordestino onde implementa projeto de desenvolvimento, e outros 21 em fase de estruturação. O trabalho desenvolvido nestes telecentros visa não só à inclusão social das comunidades, como também o estabelecimento de uma rede colaborativa entre elas, onde possam apresentar seus próprios projetos, trocar informações sobre tecnologias sociais e caminhos de desenvolvimento, divulgar iniciativas e ter acesso a oportunidades de emprego e a atividades socioculturais de seu interesse.

As inscrições para a oficina on-line podem ser feitas, de 6 a 12 de maio, pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com. Para participar é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar o site
www.mobilizadores.org.br e clicar em "Seja um mob ilizador".

Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina, que será realizado entre 24 de maio e 2 de junho, receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores COEP.

Informações
COEP
(21) 2528-3352

Fonte: Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida

0 Comments: