domingo, 30 de maio de 2010

Lançamento Livro Democratizacao Universidade Conexões Saberes UFMG

Convite Lançamento do Livro Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade

O Programa Conexões de Saberes na UFMG é um programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa de permanência que atua para o fortalecimento do protagonismo acadêmico e político de estudantes de origem popular e negros, a partir de um debate acerca da democratização da universidade. Os três eixos de ação e reflexão do Programa consistem em: mapeamento de exclusão na UFMG, diálogo da Universidade com os movimentos sociais e o diálogo da Universidade com a escola pública - ensino fundamental e médio.

Como resultado dessa troca de saberes e fazeres entre os estudantes envolvidos no programa e os atores e territórios sócio-culturais onde se deram as intervenções sociais, políticas e pedagógicas; apresentamos o Livro Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade composto de artigos escritos por coordenadores, bolsistas e colaboradores do Programa, que em suas reflexões acadêmicas cruzam suas experiências pessoais e sociais com o debate sobre a democratização da universidade e a importância da valorização dos saberes produzidos por comunidades e grupos sociais excluídos. Apontam caminhos e trazem novas questões para o debate nacional acerca das políticas de democratização do acesso à universidade pública, mas principalmente para o fundamental e às vezes sub-valorizado debate acerca das políticas de permanência.

No intuito de dar continuidade ao diálogo para a construção de ações que visem problematizar a universidade brasileira, suas formas de acesso e permanência, e sua relação com os grupos sociais excluídos, convidamos você para o coquetel de lançamento do presente livro que acontecerá no dia 31 de maio, segunda-feira, a partir das 19 horas, no Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Belo Horizonte/MG). Contamos com a sua presença !!

Profa. Claudia Mayorga
Coordenadora Geral do Programa Conexões de Saberes na UFMG

Programa Conexões de Saberes na UFMG
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627, FAFICH - Sala 2005
Pampulha, CEP: 31270-901, Belo Horizonte, MG
www.fafich.ufmg.br/conexoes

0 Comments: