domingo, 30 de maio de 2010

Lançamento do CD "Paz e Bem"

Washington em “Paz e bem”

Professor retoma a inspiração religiosa e lança cd com temática franciscana

O professor e compositor Washington Abadio Silva estará lançando no próximo dia 6 de junho, o CD intitulado “Paz e Bem”. Inspirado na saudação franciscana, a edição musical procura resgatar o sentido da experiência do “Pobrezinho de Assis”, numa leitura atualizada da fé cristã diante dos vários desafios aos quais ela deve responder.

São 15 músicas do próprio compositor, sendo uma delas a tradução/musicalização de um poema medieval, “Piangendo Francesco”. Uma outra composição, um salmo, foi elaborada a partir do “Adagio”, de Tommaso Albinoni. O CD também homenageia Santa Terezinha, com a música “Terezinha de Jesus e dos irmãos”.

A inspiração franciscana também não podia deixar de fora a temática ambiental. Na música “Eco e silêncio” o refrão foi construído com o recurso da aliteração, justamente para ressaltar o apelo ambiental: “É colibri, pintassilgo, é anum, sabiá;/ É cotovia, pardal e até lobo-guará”.

Em algumas músicas há pequenos trechos em latim, grego ou hebraico. “As linguagens diferenciadas mostram a intenção de, no meio de uma discussão interna da Igreja Católica a respeito da utilização do latim na liturgia, manifestar a crença de que a linguagem universal há de ser o amor, a fraternidade”, ressalta Washington Abadio.

Vários são os ritmos das músicas e muitas pessoas envolvidas na gravação. O lançamento do CD acontece no domingo, 6 de junho, às 15 horas, no Anfiteatro “A” do CEA/UFTM (Av. Frei Paulino, 30), com promoção do centro cultural da UFTM e de entrada franca.

Washington Abadio Silva é professor de filosofia e atualmente atua como Coordenador do Núcleo de Assistência aos Estudantes (NAE) da UFTM. Washington já foi pároco da Paróquia de Santa Maria, enquanto padre da Arquidiocese de Uberaba, de cujo sacerdócio ele se desligou em 1996.

Nota da contracapa do CD:

A saudação “Paz e Bem”: Origens e atualidade

Para a espiritualidade franciscana, encontrar-se com alguém e saudá-lo desejando “Paz e Bem” equivale a um crescente programa de vida: também São Francisco foi descobrindo pouco a pouco, desde o ambiente em que viveu e as experiências que teve, que o Senhor o chamava a anunciar a paz. Originalmente com a formulação “O Senhor vos dê a paz”, o dinamismo e a provocação escondidos nestas simples palavras nos encantam, pois saudar alguém com “Paz e Bem” é o mesmo que dizer: o amor de Deus que trago em meu ser, (...) reconheço nos outros e no mundo e, por causa d’Ele, devemos viver a caridade - o Bem - entre nós.

A atualidade e a urgência da paz estão estampadas nos jornais, da manhã à noite, em todo o mundo. O alcance planetário da mística franciscana, inclusive com a seriedade do apelo a uma nova consciência ambiental, poderá somar-se a todo o esforço feito para tornar verdade que “Um Outro Mundo é Possível”!

Contatos com o músico compositor: paz_e_bem_wash@hotmail.com (ou 3333.0512 // 9688.1248)

0 Comments: