segunda-feira, 22 de março de 2010

Cia. Teatral ManiCômicos no Festival de Curitiba

Cia. Teatral ManiCômicos no Festival de Curitiba

Durante três dias o grupo teatral de São João del-Rei (MG) vai apresentar dentro da Mostra Fringe a peça “Domdeandar”

As ruas de Curitiba serão o cenário da peça Domdeandar da Cia. Teatral ManiCômicos, que se apresenta gratuitamente, de 23 a 25 de março, na programação da Mostra Fringe, no Festival de Curitiba. Evidenciar as particularidades culturais do interior mineiro é o objetivo da peça, como afirma o diretor Juliano Pereira.

A peça (11ª da trupe) foi construída com base no resultado de pesquisas sobre a cultura regional, realizada em 2008, pelo projeto Dom de Minas, idealizado e coordenado pelos ManiCômicos. Fizeram parte da pesquisa, ou mapeamento cultural nas palavras de Juliano Pereira, as cidades de Barroso, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Resende Costa, São João del-Rei e São Tiago. Segundo ele, características de cada uma das cidades vão ganhar um destaque especial. Contudo, o diretor explica: “isso não quer dizer que aquele espectador que não conhece ou não é morador dessas cidades não possa se reconhecer na história contada na peça”, diz.

Ele afirma que a pesquisa desenvolvida para a construção da peça Domdeandar pretende dar visibilidade aos elementos culturais que caracterizam Minas Gerais como um todo. Ao percorrermos estas cidades não adentramos somente nas suas singularidades. É possível ver ali a multiplicidade do que é ser mineiro, este habitante das montanhas, das fazendas, homem de fé, de mãos habilidosas e muitos causos”, conta.

Juliano Pereira conta que a peça Domdeandar aborda a história de Fernando, na resignada busca pelo amor de sua vida. Na sua infância este sentimento já desponta, embora ainda delineado pela pureza da infância. O tempo passa e ele se vê alijado da presença de sua amada e do carinho das pessoas que o rodeiam... Tem início, então, a procura pelo seu grande amor... O que o norteia por este caminho desconhecido são os relatos um tanto embaçados daqueles que conviveram com ela. Nessa busca, Fernando descobre novas paisagens, novos amigos e se emaranha em aventuras desafiadoras. Caminhos de religiosidade, fé, estórias, paisagens, personagens, sabores e muito humor tecem a trama desta bela estória.

Cia Teatral ManiCômicos - em 1998, a ManiCômicos surgiu, despretensiosa, da vontade de seis amigos de fazer teatro. Inventaram um nome irreverente, criaram um espetáculo “A Farsa do Cangaço, ôxx!” e começaram a se apresentar na região onde moravam, a zona sul da cidade de São Paulo. Com a falta de espaços adequados e a ausência de atividades desse tipo na região, foi uma surpresa encontrar uma platéia ávida e entusiasmada pelas ruas, praças, parques, centros comunitários e escolas onde a Cia se apresentou. Foi nesse encontro com uma nova platéia que a ManiCômicos foi crescendo e desenvolvendo uma maneira própria de fazer teatro.

Em 2005, em busca de novos desafios e atendendo a anseios pessoais, a Cia Teatral ManiCômicos muda-se para São João del-Rei, onde instala a sua nova sede e desenvolve seus projetos. No entanto, alguns antigos integrantes do grupo, parceiros de um caminho e de tantas jornadas, resolveram permanecer em São Paulo fundando a Brava Cia.

Com onze anos de estrada, onze montagens no currículo, assistida por mais de 300.000 pessoas e sendo o primeiro grupo profissional da cidade de São João del-Rei, a Cia tem ajudado a fomentar a prática teatral na região a partir do encontro de novas platéias e da busca pelo aprimoramento de suas técnicas.

Espetáculos criados pela Cia Teatral ManiCômicos:
1998 - espetáculo: “A Farsa do Cangaço, ôxx”;
1999 - espetáculo: “Caravelas de Papel”;
2000 - espetáculo de rua: “Muita sede”;
2001 - espetáculo infanto-juvenil: “Aprendiz de Poesia”;
2002 - espetáculo de rua: “Perfeição - Quando a Tempestade Nasce das Luzes”;
2003 - espetáculo infantil: “Ombojera - Uma história do mundo”;
2005 - espetáculo de rua: “Kaosu - O Maior Espetáculo da Terra!”;
2007 – espetáculo: “Rosa-Flôr”;
2008 – espetáculo de rua: “O Grande Dia”;
2008 – espetáculo infantil: “Cavaleiro Valente”;
2009 – espetáculo de rua: “Domdeandar”.

Ficha Técnica
Elenco

Anderson Rail
Cyntia Botelho
Gheysla do Nascimento
Jean Fábio
Marcos Fonseca
Orlando Talarico
Participação especial
Banda Martelo de Pano (som executado ao vivo)
Músicos
Gabriel Resende
Luiz Nascimento
Nei Barbosa
Rafael Wolbert
Direção: Juliano Pereira
Texto: Cia. ManiCômicos
Pesquisa: Cia. ManiCômicos

Serviço
Festival de Curitiba – Mostra Fringe
Cia. Teatral ManiCômicos
Domdeandar
Datas:
23 de março – às 15h
24 de março – às 18h
25 de março – às 10h
Local: Praça Rui Barbosa
Apresentação gratuita

Fonte para entrevistas:
Juliano Pereira – Diretor da Cia. Teatral ManiCômicos
Contatos: (31) 9949-0051, (31) 8824-0243, (31)8429-9934

Assessoria de Imprensa
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Fone: (31) 3264-4404
e-mail:
pollyanna@sinaldefumaca.com.br
Pollyanna Alcântara (31)9752-4058

0 Comments: