sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Geólogo Antônio Gilberto Costa - Lançamento do livro

Geólogo Antônio Gilberto Costa lança livro sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais (24/9)

A Livraria Leitura Pátio Megastore (Av. Contorno, 6061, 3º andar - Savassi) promove o lançamento do livro “Rochas e Histórias do Patrimônio Cultural do Brasil e de Minas”, do geólogo e escritor premiado, Antônio Gilberto Costa, no dia 24 de setembro (quinta-feira), às 19h. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

O livro reúne um trabalho inédito sobre as rochas, sendo um convite à reflexão sobre as ações do homem na natureza e no patrimônio cultural e histórico. Rico em relatos históricos e muito bem ilustrado, com utilização de fotos e iconografias, mapas, plantas históricas e documentos contemporâneos, o livro destaca a identificação de inúmeras edificações em diversos sítios históricos do Brasil, datados do início do século XVIII ao início do XX, bem como de objetos de arte pertencentes a diversos museus.

“Ao escrever este livro, o objetivo era demonstrar os efeitos mais danosos e que dificultam a preservação desse patrimônio, pois resultam de intervenções executadas sem os devidos conhecimentos das características e feições das rochas, sem respeitar suas texturas e estruturas”, explica.

“A obra é importante a partir da observação do crescimento desordenado das cidades e do orçamento limitado dos órgãos responsáveis, principalmente, pelos monumentos históricos. O livro será importante para os governos dos Estados e das prefeituras do interior do país”, ressalta o autor.

A Ponte dos Jesuítas, o Convento de Santo Antonio e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro; a Capela do Carmo de Olinda e a Igreja de São Pedro dos Clérigos no Recife; chafarizes, fontes e peças de museus em Minas Gerais; assim como o antigo prédio da Alfândega de Florianópolis; são alguns dos exemplos, reunidos nas páginas do livro, que proporcionam ao leitor uma prazerosa viagem histórica pela arte construída em pedra.

Para o autor, a Geologia proporciona um diálogo rico com a História, as Belas Artes, a Arquitetura e a Engenharia. Por isso, incluiu três ensaios de especialistas de diferentes áreas, que abordam a história de Minas nos Setecentos e nos Oitocentos, outro sobre o barroco e o rococó e o terceiro sobre a importância da mineração para a edificação do patrimônio.

Sobre o autor

Antônio Gilberto Costa é Doutor em Petrologia pela Universidade de Clausthal Zellerfeld, Alemanha. É autor de ‘Os Caminhos do Ouro e a Estrada Real’ (Prêmio Jabuti 2006) e ‘Roteiro Prático de Cartografia: da América Portuguesa ao Brasil Império’ (Prêmio Jabuti 2008), entre outros. Geólogo pela UFMG, atualmente coordena a Pós-Graduação em Geologia na universidade.

Agenda:
Lançamento: “Rochas e Histórias do Patrimônio Cultural do Brasil e de Minas” de Antônio Gilberto Costa.
Data: 24 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Terraço Leitura
Leitura Pátio Megastore
Av. do Contorno, 6061 - 3 º andar – Savassi
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
Setembro/2009

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: