quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estágio Interdisciplinar de Vivência em Viçosa

A Coordenação do XIII EIV Regional ZM convida: Venha conhecer seu povo!

O Estagio Interdisciplinar de Vivência em Viçosa acontece a 13 anos. Este projeto de extensão da UFV possibilita ao estudante estagiário ter uma experiência de formação profissional diferente da proporcionada pela Universidade, no qual o estudante poderá observar outras formas de organização e de vida através de uma vivencia na casa de um agricultor e/ou agricultora da zona rural.

O estágio acontece em fevereiro e tem a duração de 22 dias. Os 6 primeiros dias se passam em Viçosa e compreendem a preparação do estagiário para a Vivencia, nos próximos 13 dias acontece a Vivencia, nesta o estagiário será encaminhado para áreas rurais da Zona da Mata. Os últimos 3 dias são o retorno a Viçosa, onde serão retomados alguns temas, agora enriquecidos com as experiências vividas e também acontecerá a avaliação do estágio.

Uma parte importante do EIV se inicia bem antes deste, são as oficinas temáticas que permitem ao estudante um primeiro contato com o estágio e com as pessoas que o constroem. Essas oficinas abrangem temas que dialogam entre si, com os temas da preparação para a vivencia e com a realidade do estudante.

Com essa idéia, no dia 11 de setembro, sexta-feira às 14h no CEE (sala afixada na entrada) acontecerá a primeira oficina do EIV, com o tema “Produção do Conhecimento e Atuação Profissional”, na qual vamos discutir sobre a produção do conhecimento na Universidade, qual sua função para a sociedade e como nossa formação profissional está relacionada com tudo isso.

Coordenação Geral o XIII EIV Regional ZM

Informações:
E-mail: eivregional@gmail.com
Blog: http://www.eivregionalmg.blogspot.com/

Fazedoras de mundo

A mulher campesina faz fogo
quando alimenta seu povo
com a refeiçao quente.
Faz agua
quando rega a lavoura
com o suor e lágrimas rebrotads.
Faz sol
quando traz na pele o dourado
do trigo recém colhido.
Faz vento
quando balança o corpo e as saias
no levanta-e-abaixa da enxada.
Faz o mundo
quando retorna pra terra
plantando de vez seu corpo,
mas deixando semeadas memórias de luta,
cansaço e vitórias
que ficarão também plantados
no coração de jovens meninas campesinas
e em quem reconheceu sua trajetória

Ane Arduim

0 Comments: