quarta-feira, 29 de julho de 2009

Matéria sobre Jornalismo Internacional e Cidadania Global tem 15 vagas abertas para participantes externos

UFRJ: Matéria sobre Jornalismo Internacional e Cidadania Global tem 15 vagas abertas para participantes externos

Será realizada no segundo semestre de 2009, a partir de 10 de agosto, a disciplina 'Jornalismo Internacional e Cidadania Global' (resumo abaixo), coordenada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ. A matéria abrirá vagas para 15 a 20 participantes externos, dependendo da possibilidade de espaço. Estes participantes receberão um certificado emitido pelo PET-ECO (veja ao final como se inscrever).

Neste ano, a disciplina de Jornalismo Internacional tem como foco a investigação dos atores globais emergentes no campo da comunicação, com foco no jornalismo, porém abordando também as demais habilitações. O objetivo é avaliar e compreender em qual quadro teórico se desenvolve, atualmente, o movimento da sociedade civil organizada no campo da comunicação.

As demandas por cidadania são investigadas a partir das ações de grupos e coletivos que têm como estratégia de ação uma intervenção nas denominadas mídias em rede, ou ainda redes sociais online, termos que serão problematizados sistematicamente durante as aulas (Mattelart; Breton; Ianni).

A Comunicação para a Cidadania Global é identificada por distintos grupos de pesquisa como uma tema que merece atenção, dado que as “novas mídias” – de caráter a-centrado, em rede e sem uma organização hierárquica consolidada – possuem hoje um impacto ainda pouco elaborado e muito incipiente. Serão discutidos também temas como comunicação alternativa e jornalismo cidadão.

As aulas terão uma integração empírica com a cultura digital e a disciplina também contará com pesquisadores e profissionais convidados. No quadro teórico, Moraes (2009), Klein (2003), Maia e Cogo (2006), Castells (2001), Mattelart (2001), Ianni (2003) e Bey (2001) serão alguns dos autores estudados.

A disciplina será às segundas e quartas, das 11h às 13h, na sala 115 (a confirmar). Terá como responsável o professor Mohammed ElHajji e será ministrada pelo mestrando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ, Gustavo Barreto, com monitoria dos graduandos do Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO/UFRJ.

Importante (para alunos de graduação): para se inscrever na disciplina, é necessário selecionar os dois horários (segunda e quarta). No caso dos participantes externos, basta enviar um email para peteco@ufrj.br com o título "Cidadania Global", o nome completo, o email e o telefone.

Mais informações em
www.eco.ufrj.br/pet

0 Comments: