sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cáritas Diocesana de Januária comemora 10 anos

Cáritas Diocesana de Januária comemora 10 anos

A Cáritas Diocesana de Januária completa 10 anos de atuação na Diocese. Para celebrar será realizada uma Missa em Ação de Graças, na Catedral de Januária, dia 30 de maio, às 19 horas. Após a Missa, a Cáritas promoverá uma Feira de Saberes e Sabores, na Praça da Catedral, com a exposição de produtos e apresentações culturais das comunidades rurais da região.

Ainda em comemoração ao aniversário de 10 anos, acontecerá um Seminário sobre Políticas Públicas no SESC de Januária, dias 29 a 31 de maio. O Seminário contará com assessoria de Gilsely Barreto, assessora da Cáritas Brasileira e Gildázio Santos e Carlúcia Maria da Silva, assessores do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-MG) e de Pedro Henrique Baptista de Oliveira, pesquisador da Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Na noite do dia 19, será realizada a Assembléia Diocesana com eleição da nova diretoria, conselho fiscal e colegiada da Cáritas. O Seminário conta com o apoio do Consea.

A Cáritas Diocesana de Januária defende e promove a vida, participando da construção de uma sociedade solidária e com justiça social. Atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais.

A Cáritas Diocesana é uma entidade-membro da Cáritas Brasileira, que por sua vez faz parte da Rede Caritas Internationalis. Rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma. A Cáritas Brasileira é um organismo da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, criada em 12 de novembro de 1956 e reconhecida como de utilidade pública federal. A entidade possui 170 entidade-membro em todo o Brasil e atua em 10 regionais: Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Nordeste II (AL, PB, PE, RN), Nordeste III (BA, SE), Norte II (AP, PA), Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A Cáritas está em processo de formação de Regional no Espírito Santo, Norte I (AM) e Rio de Janeiro.

Sugestão de pauta

* Aniversário de 10 anos da Cáritas Diocesana de Januária
- Seminário de Políticas Públicas, dias 29 a 31 de maio, SESC Januária
- Assembléia da Cáritas Diocesana, dia 29 de maio, SESC Januária, às 19 horas
- Missa em Ação de Graças, dia 30 de maio, Catedral de Januária
- Feira de Saberes e Sabores, dia 30 de maio, praça da Catedral

0 Comments: