segunda-feira, 18 de maio de 2009

18 maio - Desfile Luta Antimanicomial

Informes do Desfile do 18 de maio "Dia Nacional da Luta Antimanicomial", em BH.
A concentração de todas as alas acontecerá na Pça. Sete, dia 18/05/09 (2ªf) a partir das 14:00h.
O desfile está programado para iniciar às 15:00h.

18 / Maio / 2009 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial

SINTO, LOGO EXISTO: (RE) EXISTIR É VIVER é a síntese do que conseguimos produzir para ser o eixo da manifestação desse ano de 2009 destacando na cena os sentimentos humanos na luta política.

Na nossa prática em saúde mental, como na vida e na luta política, lidamos o tempo todo com os sentimentos e relações. A luta por delicadeza está no aprender dia a dia a lida com as diferenças e os sentimentos humanos na tessitura da convivência. Esse processo de elaboração de cada um enquanto ser humano acontece a partir das trocas, do partilhamento dos sonhos, das dificuldades, das alegrias, das conquistas. Esse fazer necessário é a base para a con strução de um outro mundo possível, onde a solidariedade possa substituir a mais valia como incremento.

Trabalhamos com a loucura que é um modo de existir e estar no mundo que se contrapõe ao pensamento cartesiano e com as implicações que advêm dele. Apesar de toda sua contribuição para a organização do pensamento e avanço da ciência, esse modo de ver o mundo desconsidera que os seres humanos têm sua subjetividade construída fora do campo da razão, onde as emoções e sentimentos transbordam. Levar isto em conta na relação com esse outro que se apresenta é fundamental na construção da sociedade sem manicômios.

O desenvolvimento da proposta será através das 6 alas que se apresentarão na seguinte seqüência:

1ª ALA - “Movimentos Sociais, a Paixão no Horizonte”

A ala sobre os “Movimentos Sociais, a Paixão no Horizonte” será a 1ª a por o pé na Avenida, abrindo passagem para o novo.

“... somente a participação ativa e pioneira dos movimentos sociais pode retificar o rumo de uma política de privilégios para uns poucos e de exclusão para a maioria.” Para ir fazendo real esse “mundo possível” há que existir a força transformadora dos sonhos, ou seja, a utopia que nos move em direção ao projeto de uma sociedade sem manicômios Para superar a alienação como mecanismo de dominação nos processos de massificação para romper com o mundo ideal/irreal construído pela mídia, pelos governantes, pelos acomodados é necessário se constituir como “vanguarda coletiva” em direção ao lugar onde mora o sonho.

►Participantes: Espaço Saúde, Associação de Igarapé, Suricato, Centro de Convivência e CERSAM Pampulha. Coordenadora: Vilma (Centro de Convivência Pampulha) Tel.: 32777310.

2ª ALA - “Tecendo a Convivência”

O 2º grupo do desfile, a ala da diversidade, tem o nome “Tecendo a Convivência” e tratará da diversidade e da pluralidade humanas observadas nas diferentes religiões, etnias, culturas. É a pluralidade retratada pelos tambores, presentes entre todos os povos e culturas do planeta. Diversidade é liberdade. A reconstrução das relações sociais passa pela condição de estar com o outro em sua diferença. As pessoas se dividem e se destroem por questões religiosas, de etnia, de castas, de classes sociais. Buscar a superação desse Apartheid no cotidiano é tecer a vida baseada no conviver, na partilha dos bons encontros, como uma nova sociabilidade de inclusão de todos.

►Participantes: Centro de Convivência e CERSAM Barreiro, Igarapé, Betim, Contagem, e Centro de Convivência César Campos. Coordenadora: Sílvia (Centro de Convivência César Campos) Tel.: 32779447.

3ª ALA - “É de Mágica que eu Dobro a Vida em Flor”

A ala da criança e do adolescente é a 3ª e trabalhará esse ano em torno do título: “É de Mágica que eu Dobro a Vida em Flor”. A criança e o adolescente trazem consigo sentimentos que nos remetem imediatamente à esperança, à alegria. No entanto, grande parte de nossas crianças e adolescentes têm que se redobrar, se refazer de modo a ressignificar suas experiências muitas vezes dolorosas, traumatizantes que deixam marcas profundas. Sua capacidade de criação, de fantasiar possibilitam “dobrar” de um jeito mágico a dureza da vida, dando a ela alguma alegria e esperança. O lúdico e o brincar que lhe são espontâneos vão lhe permitir a busca de sentido para situações difíceis. Tudo isso, juntamente com a oportunidade de ser acolhido e com a possibilidade de expressar suas pote ncialidades lhe garantirá a chance de fazer a vida melhor e feliz.

►Participantes: as equipes complementares, o projeto Arte da Saúde, o CERSAMi, e demais serviços e organizações que trabalham com crianças e adolescentes. Coordenadora: Rosalina. Tel.: 32774754 ou 88442655.

4ª ALA - “Sou Dono da Incerteza, Esta é a Minha Natureza”

A ala da loucura (e do amor) tem como título: “Sou Dono da Incerteza, Esta é a Minha Natureza”. Esta ala trabalhará os sentimentos presentes na loucura, a vivência da radical experiência humana e sua relação com o amor, o sentimento capaz de acolher diferenças, de permitir escutar o outro, capaz fazer caber no espaço social aquilo que não queremos ver, ouvir e conviver.

►Participantes: Itabirito, Itaúna, Brumadinho, Associação Verde Esperança, CERSAM Oeste e Centro de Convivência São Paulo e São Joaquim de Bicas. Coordenadora: Marta (Centro de Convivência São Paulo) Tel.: 32776684.

5ª ALA - “Preconceito: Onde Mora o Seu?”

A quinta ala que é sobre o preconceito se organizará em torno do título: “Preconceito: Onde Mora o Seu?”. O preconceito que exclui e que existe em cada um de nós. Sustentado pela arrogância, e alimentado por tantas certezas, o preconceito vai justificar as guerras e as atrocidades contra a vida humana. O desconhecido, o estrangeiro, o diferente não cabem no mundo dos convictos de sua superioridade. .Também nos gestos simples e nas pequenas ações do cotidiano ele se se veste de sua forma mais sutil para invalidar, desqualificar, aniquilar...

►Participantes: O Centro de Convivência Artur Bispo do Rosário, Centro de Convivência Carlos Prates, CERSAM Noroeste, Ribeirão das Neves. Coordenadora: Eliza (Centro de Convivência Carlos Prates) Tel.: 32777228.

6ª ALA - “A Vida, a Vida, a Vida Só é Possível Se Reinventada”

A ala da reinvenção do cotidiano fechará o desfile e apontará o seguir em frente tem o seguinte título: “A Vida, a Vida, a Vida Só é Possível Se Reinventada” (Cecília Meirelles). Criatividade e generosidade de todos, profissionais, gestores, usuários e familiares são os elementos necessários para a reinvenção de um cotidiano ás vezes duro que remete à mesmice e aos rituais massacrantes do dia-a-dia. No campo no qual nos propomos a atuar de forma libertária, a ousadia e reinvenção podem fomentar o novo e sustentar um fazer balizado por uma postura ética que respeite a dignidade humana.

►Participantes: Bomfim, Centro de Convivência Providência, PAI-Pj, HGV, Centro de Convivência e CERSAM Venda Nova. Coordenadora: Ana Paula (Centro de Convivência Venda Nova) Tel.: 32775499.

SINTO, LOGO EXISTO!!!

Saudações Antimanicomiais,
Comissão Organizadora
Belo Horizonte, março de 2009.

0 Comments: