quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Contador de Histórias na Escola - Curso do Instituto Cultural Aletria


“O Contador de Histórias na Escola” é o mais novo curso do Instituto Cultural Aletria

O Instituto Cultural Aletria acredita que a arte cura, transforma, educa e retira o sujeito do estado em que está para levá-lo a um nível superior de compreensão de si e do mundo. A arte de narrar histórias também possui estas características, além de possibilitar ao sujeito, principalmente na infância, a construção de um pensamento lógico, a inserção no seu contexto cultural e ser agente ativo de construção, atuação e transformação desse contexto.

Seguindo esta linha de pensamento, o Instituto Aletria (Rua Fernandes Tourinho, 470, sala 604, Savassi) está com inscrições abertas para o curso “O contador de histórias na escola”, que será realizado aos sábados, do dia 9 ao dia 30 de maio, a partir das 8h30.

O curso será ministrado pelas contadoras de histórias, Sandra Bittencourt e Zenaide Corrêa, que vão propor a reflexão, apreciação, e prática da construção do professor-artista, para que as histórias não sejam apenas meras ferramentas didáticas, pedagógicas, mas sim um momento em que a arte esteja presente efetivamente na sala de aula.

Para tanto, o curso propõe uma série de atividades práticas e teóricas, durante as quais os professores ou mesmo outras pessoas que se ocupam de educar, poderão ser ouvintes e narradores, construindo os conceitos necessários para redesenhar seu cotidiano escolar através da narração de histórias de uma forma consciente, lúdica, prazerosa e rica de repertório.
A programação inclui: A arte de contar histórias – práticas e vivências pedagógicas; os diversos espaços da narração de histórias na escola; como selecionar histórias para crianças de todas as idades; o leitor e o livro; contos literários e tradicionais; brincadeiras cantadas; preâmbulos e finalizações; técnicas narrativas com músicas, poemas, objetos e bonecos e o corpo, a voz e o repertório do contador de histórias.

O Instituto Cultural Aletria é uma Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, Produtora Cultural e também Editora. Promove cursos, seminários e outros eventos culturais e literários nas áreas de narração de histórias, oratória, capacitação de educadores, projetos específicos para empresas e produção de textos. Tem como principal objetivo preservar a arte de contar histórias, principalmente propagando a tradição oral no Brasil.

AGENDA: Curso “O contador de histórias na escola”
Período: 9 a 30 de maio de 2009 (sábados) // Horário: 8h30 às 12h
Local: Rua São Domingos do Prata, 697 - Santo Antônio – Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3296-7903 ou www.aletria.com.br
Investimento: R$ 150,00 (inclui lanche, pasta, apostila e certificado)
Duração do encontro: 16 horas/aula (4 encontros) – Máximo de 20 alunos
Inscrições até o dia 8 de maio: pelo telefone ou pelo e-mail
aletria@aletria.com.br

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos e Rachel Wardi
(31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Rachel Wardi Lopez
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Juiz da Costa Val, 157 / sala 13 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8854-2425
rachel@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: