quarta-feira, 11 de março de 2009

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição e Segurança Alimentar

A Faculdade de Saúde Ibituruna –FASI iniciará a inscrição para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição e Segurança Alimentar, com previsão de início em Abril de 2009 e duração de 15 meses.
Sabendo da importância da atuação do nutricionista na área de Alimentação Coletiva, estamos propondo um Curso inovador com aulas práticas em laboratórios, elaboração de manual de boas práticas e legislação sanitária. Toda a programação do curso está voltada para atender a demanda de qualificação profissional na área de Nutrição, principalmente no que se refere ao cumprimento das exigências da Anvisa (RDC 216/2004).
Encaminhamos para seu conhecimento os módulos que serão trabalhados na Pós e informamos que as pré inscrições poderão ser feitas por telefone (3690-6628) com Alzira até o dia 20 de março de 2009, pois a abertura da turma está condicionada a um número mínimo de 25 alunos. Após confirmação da abertura da turma, vocês deverão realizar a inscrição e aguardar o início das atividades em Abril de 2009, ocasião em que serão efetivadas as matrículas.

Na certeza de que este Curso lhe trará muitos benefícios no campo profissional, colocamo-nos à disposição para esclarecimentos.


Maria Aparecida de Queiroga. Milagres Vieira
Coordenadora do Curso de Graduação e Pós –Graduação em Nutrição
da Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI

Geralda Magela Costa Nobre
Coordenadora Pedagógica do Curso de Pós –Graduação em Nutrição e Segurança Alimentar

============================

FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA - FASI – SANTA CASA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Pós-graduação Lato Sensu em Nutrição e Segurança Alimentar

Objetivos do curso

Objetivo Geral:
- Complementar a formação profissional de maneira específica capacitando nutricionistas e profissionais de áreas afins a trabalhar em áreas relacionadas à nutrição e segurança alimentar, valorizando-os profissionalmente e fornecendo um diferencial competitivo no mercado de trabalho, além de permitir a atuação em docência do ensino superior.

Objetivo Específico:
- Capacitar os profissionais a implantar programas que garantam a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos em todos os seus aspectos produtivos.
- Proporcionar aos profissionais uma atualização sobre a qualidade, segurança dos alimentos e legislação sanitária.
- Aprofundar conhecimentos sobre microbiologia de alimentos, doenças de origem alimentar, toxicologia de alimentos, higienização no processamento e controle higiênico-sanitário de alimentos.
- Capacitar profissionais para atuar em órgãos públicos e privados no gerenciamento de setores de qualidade de alimentos e vigilância sanitária, além de prestar consultoria a indústrias, restaurantes comerciais, hotéis, redes de food service, hospitais e alimentação coletiva.
- Qualificar os profissionais a atuarem na docência do ensino superior.

Público alvo

Nutricionistas, Profissionais que atuem ou interessados em atuar em Segurança Alimentar em Indústrias, Serviços de Alimentação, Vigilância sanitária (Engenheiros de Alimentos, Engenheiros Químicos, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros de Produção, Médicos Veterinários, Farmacêuticos, Zootecnistas, Tecnólogos em Alimentos e áreas afins).

Justificativa:

O conceito de segurança alimentar é bastante amplo e engloba as relações entre o alimento e a saúde humana. A segurança alimentar concretiza-se quando se expressa em melhoria da saúde e da qualidade de vida do ser humano. Desta forma, a segurança alimentar vai além da garantia de quantidade diária de alimentos para todos, estendendo-se para a garantia de acesso ao alimento seguro com qualidade nutricional e higiênico-sanitária.

A garantia da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos tornou-se um requisito indispensável em toda a sua cadeia produtiva, pois está intimamente relacionada à saúde da população. Nesse sentido, a inocuidade dos alimentos apresenta-se como uma condição tão importante para a sua escolha pelos consumidores, quanto seus atributos sensoriais.

A sanidade dos alimentos colocados à disposição da população é uma preocupação mundial, principalmente com a crescente globalização do comércio de alimentos. No Brasil, o direito da população em ter acesso a alimentos seguros é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor que atribui responsabilidades às empresas e serviços de alimentação que produzem, processam ou comercializam alimentos no que se refere à saúde de seus clientes. Desta forma, as empresas que trabalham no setor de alimentos devem estar preparadas para fornecer produtos seguros a seus consumidores e para isso, devem possuir profissionais capacitados a realizar essa atividade, garantindo a oferta de alimentos que atuem como fonte de saúde aos consumidores e que não acarretem problemas ao seu bem estar.

A crescente emissão de Leis, Portarias e Regulamentos, entre outros, nos âmbitos federal, estadual e municipal, tem procurado minimizar os problemas de insegurança alimentar, entretanto constitui um vasto campo de discussão para os profissionais que atuam na área e necessitam estar, constantemente atualizados. Com base nestes aspectos, o curso em pauta pretende propiciar aos participantes um foro de discussão e aprendizado voltado para as questões referentes à segurança alimentar, tanto ao nível das instituições públicas quanto privadas.

Módulos: Pós- Graduação em Nutrição e Segurança Alimentar
1- Metodologia de Pesquisa- Profa M.Sc. Liliane Campos Machado (UNIMONTES)
2- Segurança Alimentar e Nutricional – Profa Esp. Solange Monteiro de Souza
3- Bioquímica dos Alimentos- Prof. D.Sc Michel Cardoso de Angelis Pereira (EAFB e UFLA)
4- Alimentos: Classificação de alimentos. Grupos. Qualidade de Alimentos. Alimentos Diet e Light.- Profa D.Sc. Eliete Fernandes Flávio (FASI SANTA CASA)
5- Microbiologia dos Alimentos- Profa D.Sc Andréia Marçal da Silva (UNI-BH)
6- Higiene de Alimentos. Profa D.Sc Anna Cristina de Almeida (UFMG)
7- Contaminação de Alimentos na Cadeia Alimentar - Prof. D.Sc Edson de Oliveira Vieira (UFMG)
8- Aditivos alimentares e Rotulagem – Profa Esp. Geralda Magela Costa Nobre (FASI SANTA CASA)
9- Alimentos Funcionais - Prof. D.Sc Michel Cardoso de Angelis Pereira (EAFB e UFLA)
10- Serviços de Alimentação: Comercial, Industrial e Hospitalar. - Profa D.Sc. Eliete Fernandes Flávio (FASI SANTA CASA)
11- Vigilância Sanitária: Estruturas e Ações.- Prof. Esp. Cardec Soares (Vigilância Sanitária de Montes Claros- MG)
12- Manual de Boas Práticas (POP e PPHO) (Indústrias de alimentos e serviços de alimentação).- Profa Esp. Geralda Magela Costa Nobre (FASI SANTA CASA)
13- Docência do Ensino Superior – Profa M.Sc. Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes (UNIMONTES)
14- Trabalho de Conclusão de Curso- Profa M.Sc. Liliane Campos Machado - UNIMONTES

0 Comments: