sábado, 21 de março de 2009

Moção de Repúdio pelos abusos contra a Cooperativa Grande Sertão

Moção de Repúdio

Nós, entidades integrantes da Articulação Popular do Médio São Francisco, representantes do norte de Minas Gerais, do oeste e sudoeste da Bahia, reunidos no Município de Bom Jesus da Lapa/BA, apresentamos esta MOÇÃO DE REPÚDIO ao Poder Executivo do Município de Porteirinha/ MG, na pessoa do Prefeito, Sr. Juraci Freire Martins, pelos recentes atos abusivos cometidos contra a Cooperativa Extrativista do Grande Sertão.

A referida Cooperativa é integrada por uma média de 200 (duzentas) famílias de agricultores do Território da Serra Geral, realizando atividades de extrativismo, processamento e comércio de frutas nativas e cultiváveis, dentre outras atividades que fortalecem a agricultura familiar e abastecem o mercado, de modo a melhorar a qualidade de vida das famílias.

Foi firmado um Convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do PRONAF, tendo o Plano de Trabalho sido produzido pelo Território da Serra de Gerais/Territó rio da Cidadania, cujo recurso foi viabilizado, por motivos formais, através da Prefeitura de Porteirinha/ MG, que teria a responsabilidade de repassá-lo para a Cooperativa Extrativista do Grande Sertão.

Entretanto, recentemente, a atual Administração Municipal vem pressionando e exigindo a devolução dos veículos adquiridos através do Convênio, tendo inclusive intentado ação judicial para tanto. Bem assim, ameaça a Cooperativa no sentido de recolher outros de seus instrumentos de trabalho. Tais práticas têm trazido inúmeros transtornos às atividades da Cooperativa, que tem efetivamente o direito à posse dos referidos veículos e demais instrumentos.

A Articulação Popular do Médio São Francisco solidariza-se com a Cooperativa Extrativista do Grande Sertão e repudia quaisquer práticas atentatórias à agricultura familiar e à organização popular voltada para a busca de alternativas ao modelo econômico opressor e excludente que domina o atual cenário do nosso país.

- SINDICATOS DOS TRABALHADORES RURAIS/ PORTEIRINHA (MG)/ STA. MARIA DA VITÓRIA, CORRENTINA (BA)
- ASSOCIAÇÕES QUILOMBOLAS: LAGOA DAS PIRANHAS, BARRA DO PARATECA
- COMISÃO PASTORAL DA TERRA (MG/BA)
- MOVIMENTO DE MULHERES UNIDAS NA CAMINHADA (MMUC)
- COLONIA DE PESCADORES DE SERRA DO RAMALHO
- CENTRAL DAS ASSOCIAÇÕES DO PROJETO AGROEXTRATIVISTA SÃO FRANCISCO (CAPAESF)
- COMISSÃO PAROQUIAL DE MEIO AMBIENTE (CAETITÉ/BA)
- ACAMPAMENTO 17 DE ABRIL (B. JESUS DA LAPA/BA)
- MOVIMENTO NACIONAL DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM (MAB)
- CONSELHO PASTORAL DOS PESCADORES (CPP)
- CINE ITINERRANTE
- ASS. OLHO D`ÁGUA (CAETITÉ/BA)
- PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR (PJMP)
- ASSOCIAÇÃO DE FUNDO DE PASTO (BA)
- PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE B. JESUS DA LAPA (BA)

0 Comments: