segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Educação profissional recebe inscrições até dia 1º de março

Educação profissional recebe inscrições até dia 1º de março

Mais de cem mil jovens em todo o Estado se inscreveram para concorrer a uma vaga no Programa de Educação Profissional (PEP). Assim como os cursos, as inscrições também são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Internet até o dia 1º de março. O formulário para a inscrição está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no endereço
www.educacao.mg.gov.br

O Programa oferece 74 opções de cursos técnicos em todas as áreas do conhecimento. Os cursos mais procurados até o momento são os de Segurança do Trabalho e Informática. No dia 15 de março, os candidatos fazem o exame de seleção com provas de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas serão iniciadas em maio. Podem se inscrever os alunos do 2º ou 3º anos do ensino médio da rede pública estadual; os jovens e adultos que já concluíram o ensino médio, sem limite de idade, e os estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial.

O PEP é uma ação do Governo de Minas que promove a rápida expansão da formação profissional em nível médio em todas as regiões do Estado, aproveitando a capacidade já instalada. A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas), que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional.

Em 2009, o PEP vai contratar novas 30 mil vagas nas instituições credenciadas, 20 mil delas no primeiro semestre. No total, o programa vai oferecer 45 mil novas vagas no ano, nas instituições credenciadas, nas conveniadas e nas escolas da rede estadual de ensino. O objetivo é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. O programa teve início em 2008, e, este ano, totaliza a oferta de 89 mil vagas. A meta para os próximos anos é atingir 110 mil vagas.

Mais informações pelo telefone:
0800-7014255.
Fonte:
www.iof.mg.gov.br

0 Comments: