segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

AURUS promove Sarau Gastronômico com Grupo Aruanda e um cortejo de Maracatu

AURUS promove Sarau Gastronômico com Grupo Aruanda e um cortejo de Maracatu (10/2)

No período colonial, os portugueses, para acalmar os escravos e manter a ordem, incentivavam as chamadas coroações dos reis de congo, festa em que a nobreza escrava, eleita pelos próprios negros, era cultuada com cerimônias realizadas nas igrejas em homenagem à padroeira ou a Nossa Senhora do Rosário. Ao final do ato sagrado, os escravos dançavam e cantavam com seus batuques, para cultuar os seus reis.

Essa é a origem do Maracatu, que foi introduzido no Brasil pelos escravos, mas sofreu modificações em seus significados, objetivos e funções. Hoje, é caracterizado por um sincretismo afro-brasileiro, dançada por negros e brancos simbolizando a alegria do carnaval. A tradição é típica do estado de Pernambuco, mais forte na cidade de Recife, e tem mais de cem anos de história.

Para apresentar a riqueza do Maracatu em Belo Horizonte, reforçando o objetivo do Aurus Bar e Restaurante de unir gastronomia e cultura para celebrar as principais datas comemorativas do ano, o Grupo Aruanda foi convidado para apresentar esta tradição nordestina no Sarau Gastronômico Aurus, nesta terça-feira, dia 10/2, a partir de 20h30, na Rua do Ouro, 1701 – Serra. Para iniciar as comemorações do carnaval no restaurante, o evento promete surpresas.

Segundo a empresária Marlice Rocha, chef e proprietária do Aurus Bar e Restaurante, inaugurado em novembro em Belo Horizonte (MG), o Sarau Gastronômico é uma convite ao resgate da tradição, costume e folclore característicos do Brasil, manifestações culturais muitas vezes pouco difundidas fora de seu local de origem. “Quero que o Aurus seja um local de encontro e celebração, onde as pessoas possam se enriquecer com novos costumes e aprendizados, descobrindo como a cultura e a gastronomia podem conduzir a trocas de experiências prazerosas e interativas”, destaca.

O Aurus Bar e Restaurante fica na Rua do Ouro, 1701 – bairro Serra, em Belo Horizonte (MG), e é especializado na cozinha contemporânea, que reúne o melhor das culinárias italiana, francesa, espanhola, portuguesa, árabe, oriental e brasileira. O local é apropriado tanto para um happy hour descontraído, com cervejas artesanais e tira-gostos, quanto para um jantar especial na companhia de um bom vinho. Para informações e reservas: (31) 3241-6578.

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Fevereiro/2009

0 Comments: