quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Psicologia Educacional

Psicologia Educacional

(por Fabíola Langaro - Psicóloga)

A Psicologia Educacional tem por pretensão a compreensão dos processos de transformação do comportamento, proveniente da integração dos sujeitos a atividades de cunho educativo. Assim sendo, o profissional psicólogo deve ser o agente de fusão entre a psicologia e a educação, ou seja, suas ações devem estar comprometidas com o processo educacional nas variáveis qualidade e eficiência providas dos conhecimentos da psicologia (SANTOS, 2004). É, portanto, uma área da psicologia que busca estudar, explicar e compreender os processos de modificação comportamental, decorrentes da participação do indivíduo em atividades educativas (SALVADOR, 2000).

Bock (2003) propõe que o psicólogo educacional deva ser hábil na análise e compreensão do desenvolvimento humano no contexto sócio-cultural e dos processos de aquisição e apropriação do conhecimento, por meio da relação ensino-aprendizagem bem sucedida; na promoção da conscientização de papéis, funções e responsabilidades dos agentes educacionais; e na promoção do desenvolvimento e das potencialidades do sujeito em interação com o outro social. Neste sentido, os processos educacionais têm a função de proporcionar uma mediação das relações existentes entre o indivíduo e o seu contexto social, na medida em que promovem a capacidade destes sujeitos de dar sentido para suas experiências, auxiliando-os a encontrar respostas, esclarecendo dúvidas e proporcionado espaço para que signifiquem suas vivências através da utilização da reflexão e da linguagem.

Entende-se, assim, que o objeto de estudo da Psicologia Educacional se refere ao processo de modificação de comportamento percebido nos indivíduos a partir de suas experiências educativas, sendo que os mesmos se beneficiam através das respostas originadas em seus comportamentos. Dessa forma, intervir através da Psicologia Educacional, além de abranger informação e reflexão sobre pensamentos, crenças, emoções e, por conseguinte, transformar os comportamentos, também visa a aprendizagem de novas habilidades que, incorporadas às possibilidades de ação do sujeito, geram melhor qualidade de suas relações sociais e familiares (SALVADOR, 1999).

Compreende-se então que, para realizar ações de educação, o profissional da psicologia precisa atuar como agente promotor de transformação visto que, para Freire (1979), a educação implica necessariamente em um processo de transformação da realidade em que os indivíduos estão inseridos. Sendo assim, seria preciso promover aos sujeitos oportunidades de aprendizado de novas formas de comportamento, que possibilitem maneiras mais adequadas de adaptação às novas exigências da realidade, criando ou resgatando suportes de emancipação, de autonomia e da capacidade de reorganizar sua vida de forma a atribuir-lhe maior significado e mais qualidade.

BOCK, A.M.B. (org). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SALVADOR, C.C. (et.al). Psicologia da Educação. Trad. Cristina M. de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SANTOS, C.S.G. de. Atuação do Psicólogo Escolar/Educacional e habilidades sociais: uma relação necessária. In: CORREIA, M. (org). Psicologia e escola uma parceria necessária. São Paulo: Alínea, 2004.

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