quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Conversando sobre Educação e Filosofia

Após meses de interrupção involuntária, o Uirapuru – Filosofia e Educação retoma o "Conversando sobre Educação e Filosofia".

O primeiro debate deste ano ocorrerá na quinta-feira, dia 25 de setembro, às 19h na sede da EDUCAFRO http://www.educafrominas.org.br/, localizada na Av. Amazonas nº314, 2º andar, sala 210, centro (entre a av. Afonso Pena e a rua dos Tupinambás).

Palestrante: Alexandre da Silva Aguiar

Título: Diversidade do público da Educação de Jovens e Adultos: A EJA nas Prisões

Resumo:

O reconhecimento de que os jovens e adultos privados de liberdade são sujeitos da EJA e representam um enorme contingente do seu público faz-nos voltar para uma problemática que possui pouca visibilidade em nosso país. Segundo dados do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), órgão do Ministério da Justiça, das 400 mil pessoas presas no Brasil hoje, mais de 70% não concluíram o ensino fundamental e somente 17% estão estudando. Embora se constitua num direito garantido pela Constituição Federal e pela Lei de Execução Penal, e não um privilégio, como muitas vezes costuma-se encará-la, a educação nas prisões, quando ofertada, ocorre de forma desarticulada entre as pastas da justiça e educação, não levando em consideração as especificidades da EJA, do público por ela atendido e o contexto em que se insere o próprio sistema penitenciário no Brasil.

Súmula Curricular: Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), obteve seu titulo de mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e, atualmente, cursa o doutorado em educação na Universidade Federal de Minas Gerais, estando ligado à linha de pesquisa: educação, cultura, movimentos sociais e ações coletivas. Entre 2005 e 2006, exerceu o cargo de consultor da UNESCO no Projeto Educando para Liberdade, para construção de diretrizes para Educação no Sistema Penitenciário. Desde 1989 é educador ligado ao SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educação), ONG que atua no campo da Educação de Jovens e Adultos. Mais recentemente, compõe o grupo de formadores da Fundação Darcy Ribeiro, responsável pela formação e acompanhamento pedagógico dos educadores, coordenadores e gestores do Programa de Inclusão de Jovens - Projovem - da Secretaria Nacional de Juventude.

Como nos eventos anteriores, a apresentação será seguida de debate. A entrada é franca, mas está condicionada à lotação do auditório. Para maiores informações, consulte http://www.uirapuru-filosofiaorgbr.t5.com.br/
ou escreva para uirapuru.filosofia@yahoo.com.br

0 Comments: