sábado, 19 de julho de 2008

Josué de Castro

Centenário de Nascimento - Josué de Castro

Josué de Castro - Médico, professor, geógrafo, sociólogo, escritor, político e intelectual, Josué Apolônio de Castro fez da luta contra a fome a sua bandeira de vida. Ele nasceu no dia 5 de setembro de 1908, em Recife, Pernambuco, filho único de Manoel Apolônio de Castro e Josepha Carneiro de Castro. Josué de Castro é patrono do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Fez curso secundário em Recife, estudou Medicina por três anos em Salvador e concluiu o curso no Rio de Janeiro, aos 21 anos de idade. Depois fez estágios na Universidade de Columbia e no Medical Center, de Nova Iorque.

Autor de dezenas de obras, algumas traduzidas para 25 idiomas, publicou Geografia da Fome, seu livro mais conhecido, em 1946, época em que se tornou referência internacional no tema e um dos maiores estudiosos das causas da miséria no Brasil e no mundo. Teve três indicações ao Prêmio Nobel da Paz.
Recebeu muitos prêmios, entre os quais o José Veríssimo (1946), concedido pela Academia Brasileira de Letras; o Roosevelt, da Academia de Ciências Políticas dos Estados Unidos, pelo livro Geografia da fome (1952); o Prêmio Internacional da Paz (1954), por suas obras e ações no combate à fome no mundo.

Algumas de suas obras são: Alimentação e raça (1936); Documentáro do Nordeste (1937); A alimentação brasileira à luz da Geografia Humana (1937); Geografia da Fome (1946); Geopolítica da Fome (1951); O livro negro da fome (1960); Sete palmos de terra e um caixão (1965); Homens e caranguejos (1967); A explosão demográfica e a fome no mundo (1968).

Por suas idéias progressistas, foi obrigado pelo regime militar a deixar o país. Morreu no exílio, em Paris, na França, no dia 24 de setembro de 1973, aos 65 anos de idade. Foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.


Biografia
O Começo de Tudo
Ciclo do Caranguejo
Homem de Múltiplas atividades
Um cidadão do mundo
A cassação
Amigos ilustres
Cronologia
Fotos

Pensamento

Geografia da Fome - O Livro
Fome - Calamidade Social
Trabalho para paz
Preocupação com o meio ambiente
10 Pontos de combate à Fome

Obras
Livros
Artigos
Opiniões

Programação dos eventos

Saiba mais:

www.josuedecastro.com.br

projetomemoria.art.br

0 Comments: