sexta-feira, 6 de junho de 2008

Abrandh apresenta sua posição sobre a crise mundial de alimentos

Abrandh apresenta sua posição sobre a crise mundial de alimentos

Documento faz críticas ao modelo de desenvolvimento e traz sugestões para a superação da crise.

Na foto, criança contra os altos preços dos alimentos
e combustíveis em Porto Príncipe, Haiti. (AFP)

A Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH), entidade da sociedade civil que atua na promoção do direito humano à alimentação adequada, em âmbito local, nacional e internacional, divulgou nesta sexta-feira (6/6) um documento no qual expõe sua posição acerca da chamada "crise mundial de alimentos".

A forte alta no preço dos alimentos está no centro das discussões internacionais por demonstrar a conjugação de vários fatores estruturais e conjunturais. No texto, a ABRANDH faz uma crítica ao modelo de desenvolvimento aplicado não apenas no Brasil, mas em escala global. "As políticas de desenvolvimento têm se pautado em interesses do mercado financeiro e não na garantia de direitos e na dignidade humana", diz o documento, disponível no site da entidade www.abrandh.org.br

Como contribuição ao intenso debate que vem ocorrendo, a ABRANDH também apresenta uma série de propostas para que a crise seja superada e as políticas de desenvolvimento a serem implementadas por países e organismos supranacionais levem em conta a necessidade de se garantir a realização dos direitos humanos em todo o mundo. Dentre as propostas, destacam-se: o fortalecimento da institucionalidade pública internacional e dos próprios Estados nacionais; o reconhecimento de que o acesso pleno a uma alimentação adequada é um direito humano; fortalecimento da democracia participativa global, envolvendo os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil nos principais centros de decisão; a ampliação dos recursos destinados para políticas públicas de desenvolvimento agrário que fortaleçam a agricultura familiar, entre outras.

O documento, intitulado "A crise mundial de alimentos viola o direito humano à alimentação", está disponível para download no seguinte endereço:


Mais informações:
Elisabetta Recine
Coordenadora Técnica da ABRANDH
61-3272.8705

0 Comments: