quarta-feira, 16 de abril de 2008

Curso sobre "Grande Sertão: Veredas" pela Internet

NONADA: LEITURAS DE GRANDE SERTÃO VEREDAS PELA INTERNET

100 anos de Guimarães Rosa

Enfrentar o texto de Grande Sertão: Veredas se torna, muitas vezes, uma tarefa que afasta de início o leitor, acautelado por determinadas armadilhas que não são outras que as do próprio sertão: lugar onde convivem o bem e o mal, a perdição e graça, a ética e a barbárie. Penetrar a linguagem roseana, requer, antes de tudo, que nos encontremos munidos de determinadas ferramentas de leitura.

O curso "NONADA: LEITURAS DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS", se propõe a uma análise detalhada da obra-prima de João Guimarães Rosa. Ao mesmo tempo em que o leitor ficará a par dos procedimentos recorrentes do escritor mineiro na construção de sua linguagem, irá se estabelecer o diálogo com os inúmeros gêneros narrativos que influem na composição do romance. No universo de Guimarães Rosa podemos encontrar traços tanto da épica homérica, dos romances de cavalaria, da tradição fáustica, da literatura de cordel, do folclore brasileiro, passando pela filosofia de Heráclito, Górgias, Kierkegaard, Nietzsche, os koan chineses, Bergson. O sertão é o terreno onde os homens não se encontram ainda presos às convenções. Região da impossibilidade de se discernir o certo do errado, o verdadeiro do falso, deus e o demo. A errância de Riobaldo, o jagunço-filósofo, não encontra nem um ponto de chegada ou de saída, sua vida se dispõe, como ele mesmo diz, no meio da travessia. E é pela incapacidade de se encontrar respostas - as "megeras cartesianas" do homem dogmático - que se constrói uma das mais trágicas narrativas de nossa história literária.

Duração do curso: 04 meses. Início: 22 de abril/ término: 08 de julho

O curso será através da Internet, com leituras orientadas semanais e discussões via e-mails.

Mensalidade: R$ 80,00.

Mais informações pelo telefone ou e-mail: (21) 2229-7750 / leonardo33vieira@yahoo.com.br

Requisito para o curso: ter o livro Grande Sertão: Veredas.

O professor, Leonardo Vieira de Almeida, é escritor, tradutor, Mestre em Literatura Brasileira (UERJ) e Doutorando em Estudos de Literatura Brasileira (PUC-Rio). Autor do livro de contos Os que estão aí, Ibis Libris, 2002, e de contos publicados no suplemento literário Rascunho, do jornal do estado do Paraná, no jornal Panorama e nos sites literários Paralelos, Bestiário, Cronópios, Confraria do vento e pequena morte. Co-autor do livro À roda de machado de Assis: ficção, crônica e crítrica (Editora Argos, 2006). Em 2007 ganhou o prêmio Otto Lara Resende por melhor ensaio sobre Guimarães Rosa. Também é tradutor e vive no Rio de Janeiro.

Endereço de meu currículo:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4711371U5

Página na Internet:

http://contandocontos.blog-br.com/

0 Comments: