terça-feira, 18 de março de 2008

USP abre debate sobre democracia digital

USP abre debate sobre democracia digital

O 2º Seminário Mídias Nativas, que acontecerá de 25 a 27 de março, na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Cultural São Paulo, vai colocar em debate as novas tecnologias digitais e seus impactos na participação social. O evento, de entrada gratuita, é realizado pelo Centro de Pesquisa da Opinião Pública em Contextos Digitais da Escola de Comunicações e Artes da USP [CEPOP-ATOPOS], com o patrocínio da Petrobras e da Natura. Haverá exposições de vídeos, livros e de produtos culturais feitos pelos povos indígenas brasileiros e canadenses, além das narrativas midiáticas dos jovens da periferia.

A primeira edição do seminário, realizada em 2006, teve repercussão internacional na mídia e no meio intelectual, resultando na publicação do livro "Indiografie" na Itália. Neste ano, o evento apresentará o projeto para a instituição de uma Cátedra Indígena, iniciativa que permitirá aos representantes de distintas etnias ministrarem aulas sobre o conhecimento e os saberes nativos contemporâneos.

Para Massimo Di Felice, idealizador do evento e professor da ECA/USP, uma nova forma de participação social está sendo viabilizada por meio de vídeos, blogs e sites. "Ao usar as novas tecnologias digitais para produzir e multiplicar suas narrativas, o poder comunicativo de indígenas e jovens da periferia alcança esfera pública global", afirma. Para ele, a tecnologia digital permite uma grande transformação sócio-comunicativa. "Se, anteriormente, a população só recebia informações pela mídia, agora passa também a poder produzir seu próprio conteúdo e disponibilizá-lo na Internet".

Haverá transmissão on-line do evento pelo site do Universia. O evento conta com apenas 250 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo correio eletrônico atopos.cursos@gmail.com

0 Comments: