sexta-feira, 14 de março de 2008

Site disponibiliza aulas com especialistas em Educação

Site disponibiliza aulas com especialistas em Educação

Vídeos das aulas podem ser assistidos em site do movimento Todos Pela Educação

Para quem quer entender um pouco mais a Educação brasileira, sua legislação, sua estrutura e seu funcionamento, está disponível na internet um novo conteúdo, simples, didático e gratuito. O movimento Todos Pela Educação traz em seu portal de informação, De Olho na Educação, cinco aulas realizadas por especialistas durante o Curso de Jornalismo de Educação.


Para facilitar o acesso e compreensão do conteúdo, as aulas foram editadas e dividias de acordo com os temas abordados. Os vídeos podem ser encontrados na seção "Comunicação" no endereço www.deolhanaeducacao.org.br

Especialistas

Integrante do Conselho Nacional de Educação, o prof. Francisco Cordão apresenta um panorama da Educação pública no Brasil, detalhando sua organização e legislação. Sua aula está dividida em: Estrutura da Educação Brasileira; Lei de Diretrizes e Bases; Educação Básica; Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior; Incumbências das Escolas e dos Professores; e as Competências de Municípios, Estados e União.

Para entender melhor as formas de financiamento da Educação, Ricardo Martins, assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, fala so br e: Impostos vinculados à Educação; Financiamento na LDB; Salário-Educação; Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; além de apresentar o Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apresenta as atribuições dos dirigentes municipais de Educação. Por sua experiência à frente da secretaria municipal de Educação de Santo André, explica as responsabilidades do município e o papel do dirigente municipal quanto à gestão de recursos, pessoas, orçamentária e pedagógica.

A aula de Francisco Soares , especialista em sistemas de avaliação e indicadores de Educação da UFMG, foi dividia em sete partes: O que é Educação e o que é Qualidade; Acesso; Fluxo: Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica; Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; Equidade.

Fernando Rossetti, jornalista especializado em Educação e secretário-geral do Gife (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) discute os caminhos para uma cobertura de qualidade da Educação: A experiência do jornalista de Educação; A Cobertura da Educação; Informação de Qualidade; Oportunidades de Atuação.

O Curso

A partir da necessidade de levar aos jornalistas informações que lhes permitam acompanhar as mudanças por que passa a Educação br asileira, o Todos Pela Educação, em parceria com o Comunique-se, realizou seu primeiro Curso de Jornalismo de Educação. O curso aconteceu nos dias 15 e 16 de outu br o de 2007 em São Paulo , com a presença de 65 jornalistas de 12 estados.

O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, lançado em setembro de 2007, que conta com a participação de lideranças sociais, gestores públicos, empresários e educadores. O principal objetivo do movimento é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma Educação de qualidade até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

Andréa Martini Pineda
e-mail: andrea@todospelaeducacao.org.br
fone: (11) 3266-5477 r.229 / (11) 8426-6726
www.todospelaeducacao.org.br
www.deolhonaeducacao.org.br

0 Comments: