terça-feira, 25 de março de 2008

Edusp completa 20 anos e mil títulos publicados

PORTAL USP 25 de março de 2008.

Edusp completa 20 anos e mil títulos publicados

Rafael Kato

A Editora da USP (Edusp) completa, neste mês, 20 anos e atinge a marca histórica de mil livros publicados com Épicos, o primeiro volume da coleção Multiclássicos. Para Plinio Martins Filho, diretor-presidente da Edusp e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), "chegar nessa marca, apesar das dificuldades, é quase que uma saga".


A Edusp já existia antes de 1988, mas como uma co-editora, emprestando seu nome a outras editoras. "O desafio era esse: transformar a Edusp de co-editora em editora, porque, até então, os 1800 títulos [produzidos na época em que a Edusp era uma co-editora] formavam um acervo de livraria, já que ela só tinha o livro enquanto objeto físico", diz Plínio.

O início da trajetória até os mil títulos começou com a gestão do professor João Alexandre Barbosa, que a pedido de José Goldemberg, então reitor da Universidade, iniciou a reformulação na Edusp.

"A partir daí a Edusp começa a selecionar as melhores produções da Universidade. Passa a dar conhecimento público da sua produção e pesquisa por meio dos livros. Assim, ela é de fato uma editora universitária. Não tem um best-seller ou livro de venda fácil. O que a Edusp possui é um catálogo acadêmico selecionado com rigor", explica Plínio Martins.

O professor destaca como significativas algumas coleções publicadas pela Edusp, como Ponta; Artistas Brasileiros, Artistas da USP e a Coleção Didática, feita por professores da USP para o Ensino Médio.

O presidente da Edusp também fala que o papel de uma editora universitária é identificar lacunas no mercado editorial, interferindo e gerando conhecimento: "A editora tem que ser ativa também. Ela não apenas passiva, pode convocar autores e encomendar títulos".

Foi essa interferência que gerou a série Acadêmica, coleção didática para o ensino superior e que possui o maior número de prêmios Jabutis da Edusp, e Épicos, do projeto Multiclássicos, milésimo título que será publicado nesta semana.

"O projeto Multiclássicos fará edições bem feitas e confiáveis de livros", explica Martins. Épicos dá início a essa coleção organizada por Ivan Teixeira, professor de literatura da ECA, e, atualmente, docente na Universidade do Texas.

O livro traz as obras brasileiras mais importantes desse gênero, como "Prosopopéia", de Bento Teixeira, e "O Uraguai", de Basílio da Gama. "Antes da cada obra, há uma apresentação escrita pelo especialista naquele autor", fala Plinio
.

0 Comments: