sexta-feira, 14 de março de 2008

Curso de Boas Práticas

Curso de Boas Práticas capacitará 300 extensionistas em 2008

Padrão de qualidade sanitária de produtos agroindustriais familiares para adequação às exigências do mercado. Este é um dos objetivos do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) que em 2008 irá capacitar cerca de 300 extensionistas de 13 estados brasileiros. A capacitação é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Agroindústria).

O curso é ministrado há dois anos e já capacitou mais de 250 profissionais. Para este ano, o treinamento teve início em Brasília, no mês de fevereiro. Os próximos estados a receberem o curso são Tocantins (abril), Piauí (maio), Maranhão (junho), Paraná (junho), Amazonas (julho), Sergipe (agosto), Ceará (setembro), São Paulo (setembro), Mato Grosso do Sul (outubro), Goiás (outubro), Pará (novembro) e Pernambuco (dezembro).

A capacitação é dividida em aulas teóricas e práticas, abordando os diversos aspectos das boas práticas de fabricação, higiene e sanificação para garantia da qualidade dos alimentos, evitando riscos de contaminação, perdas ou depreciação do produto garantindo, assim, produtos seguros para os consumidores.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e coordenador do curso, Fenelon do Nascimento Neto, as Boas Práticas não estão vinculadas a produtos alimentícios específicos. "Entretanto, temos produtos mais sensíveis à contaminação que merecem uma atenção especial, tais como aqueles derivados do leite e da carne", ressalta.

Neto explica que dentre os principais tipos de contaminação que a população está exposta estão as toxi-infecções que causam sintomas como vômitos, diarréias e dores de cabeça, destacando-se entre os principais agentes causadores os coliformes Staphylococcus coagulase positiva e Salmonella.

A redução dos riscos de contaminação em agroindústrias deve-se principalmente a medidas preventivas contidas nas BPF, bem como em ações efetivas de gerenciamento.

Multiplicadores - O técnico da SAF/MDA, João Batista da Silva, explica que os extensionistas capacitados terão o papel de multiplicadores em seus estados para treinarem outros técnicos e agricultores familiares sobre o tema Boas Práticas de Fabricação (BPF). "O conhecimento obtido no curso também será incluído nos programas estaduais de agroindústrias das empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural", destaca.

Informações
Assessoria de Comunicação Incra/MDA
Ricardo Schimitt
(61) 3411-7160 / 7689

Assessoria de Comunicação

www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: