quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Conferência Mundial vai discutir soluções para uma cidade sustentável

Conferência Mundial vai discutir soluções para uma cidade sustentável

O planeta está cada vez mais urbano. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), metade da população mundial vive atualmente em cidades. A cada ano, a população dos centros urbanos vem aumentando, principalmente nos países em desenvolvimento. São pessoas que saem do campo em busca de melhores condições de vida, como empregos, educação ou acesso a serviços públicos. As cidades e metrópoles crescem muitas vezes de forma descontrolada, agravando os problemas sociais. Dentro desta perspectiva, como será desenhado o futuro das cidades?

Para encontrar respostas a esta pergunta, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades pretende reunir em Porto Alegre, entre os dias 13 a 16 de fevereiro, representantes de diversos países que vão trocar experiências de sucesso e idéias sobre o desenvolvimento dos territórios urbanos. O público esperado é formado em sua maioria por gestores públicos, membros da comunidade acadêmica e líderes da sociedade civil.

"O crescimento urbano sem planejamento afeta a qualidade de vida das cidades, degrada o meio ambiente e aumenta a exclusão social", afirma Markus Brose, diretor executivo da CARE Brasil. Para Brose, o grande destaque da Conferência será o debate sobre o desenvolvimento local como catalisador da qualidade de vida urbana.

Quatro grandes temas serão debatidos na Conferência:

1) Direito à Cidade (Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos);

2) Governança e Democracia em Cidades (Experiências Inovadoras de Gestão e Participação Democrática);

3) Desenvolvimento Local em Cidades; e

4) Sustentabilidade e Cidade-Rede.

Dentro destes grandes temas serão abordados em oficinas e painéis outros assuntos, como direitos humanos, juventude, meio ambiente, gênero e pobreza.

Informações
Organização do evento
(51) 3289-3843 / (51) 3289-3844
www.cmdc2008.com.br

Fonte: Care

Assessoria de Comunicação www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: