sábado, 15 de dezembro de 2007

Feira de Economia Solidária em Manaus

Dezembro 14, 2007
Começa feira de Economia Solidária em Manaus

Sementes das mais variadas, escamas de peixes coloridas, cipós e pintura com motivos indígenas são alguns dos elementos que dão um formato original à III Feira de Economia Solidária do Estado do Amazonas (Fesol 2007), que foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (14/12). O evento conta com a presença de diversos empreendedores e empreendedoras, fomentadores e representantes do governo local, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, que abrigará até o próximo domingo os expositores desta edição da feira. Da Agência Adital.

Não se centrando apenas da comercialização dos produtos, a Fesol 2007 investe também no repasse de informações e no debate entre os participantes do evento. Durante a feira, eles terão a oportunidades de discutir sobre os desafios que existem ao enfrentar uma lógica de mercado que está estabelecida há muito tempo, ao mesmo tempo que tornarão evidente que - como sugere o lema da Ecosol - outra economia acontece.

Maria da Conceição Silva, que participa do evento com peças decorativas de gesso, conta que a feira é uma oportunidade valiosa de troca de experiência e formação. "Muitas pessoas não sabem, mas as palestras, os debates, são muito importantes pra gente. É a partir disso que a gente pode se encontrar e defender as nossas idéias", disse.

Depois da abertura oficial, os estandes começaram a ser montados. E, enquanto se preparam a feira propriamente dita, às 14h, os empreendedores participam do seminário Produção Comercial e Consumo. Às 17h, segue um debate sobre análise de conjuntura sobre o cenário da economia solidária.

Dentre as oficinas proposta pela Fesol 2007, destacam-se a de Eco-Bancos e Formação de Economia Solidária. Na programação de amanhã, seguem seminários sobre Marco Legal; Trabalho e Renda; Finanças Solidárias; Relações de Gênero. O domingo será dedicado à plenária sobre a aprovação da Fesol 2008, aprovação do estatuto do Fórum Amazonas de Economia Solidária, escolha da nova coordenação do Fórum e aprovação da Carta da Economia.

A Feira

Para esta edição, a organização da Feira espera reunir 100 expositores. A falta de apoio, conta Ronald Seixas, da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, continua sendo um empecilho para que uma maior participação de expositores seja garantida. Problemas como estes fizeram com que a feira fosse adiada de novembro para dezembro.

Com apenas 30 mil reais, e com apoio essencial da Secretaria do Estado do Trabalho (Setrab), a Fesol 2007 termina por traduzir o espírito empreendedor solidário: muita perseverança, força de vontade e a certeza de que, ainda com vários percalços, se está trilhando pelo caminho certo. ( Apoio do Banco do Nordeste)

www.consciencia.net/agencia

0 Comments: