sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Filosofia: Construindo Cidadãos Reflexivos no Ensino Médio


Centro de Filosofia
Educação para o Pensar


Filosofia: Construindo Cidadãos Reflexivos no Ensino Médio

Beto e Valdecir

Amigos professores de Filosofia no Ensino Médio!

Temos dois grandes desafios a cada ano em nosso ideal de ensinar e aprender filosofia, no sermos amigo dos Amigos da Sabedoria (= philo + philosophos ):

1) preparar nossos alunos para que reflitam filosoficamente (aqueles que tiveram a sorte de estudar filosofia e filosofarem no Ensino Fundamental e, os que pela primeira vez terão contato com a disciplina);

2) O segundo é fazer com que o nosso conteúdo e sua importância, sejam significativos na vida pessoal e escolar dos adolescentes e jovens que estaremos estimulando para aprenderem a pensar po si mesmos. Para que nossas reflexões, discussões, descobertas e criações sejam marcantes na vida dos nossos alunos e nas nossas.

Preparamos um livro que é resultado de muitos anos de atuação como professores de filosofia junto às crianças, adolescentes e jovens. Estamos em sala de aula como você e sabemos das dificuldades, das alegrias, das angústias. Por isso preparamos este livro que é fruto de estudos, reflexões e ações práticas.

Temos muito mais para contribuir com as suas aulas. Por isso disponibilizamos, para você professor, que irá trabalhar nosso livro com seus alunos, na Coleção Filosofia o Início de uma Mudança, inúmeros exercícios, questões de filosofia dos vestibulares de todo país, roteiros de planejamento para suas aulas, salas temáticas, fórum de discussão, aulas que deram certo, interatividade com outros profissionais de todo país... tudo isso no portal da Filosofia - www.portaldafilosofia.com.br

Ao utilizar este livro com seus alunos você poderá dizer: EUREKA! Encontrei o que procurava!
Clique aqui para saber mais.
http://www.centro-filos.org.br/editora/?action=colecoes&id=5&livro=65

Eureka! (achei)
Expressão atribuída a Arquimedes, viveu no século III a.C., na cidade de Siracusa, uma colônia grega situada na Sicília (Sul da Itália). Matemático grego que, ao entrar na banheira para se banhar, lançando seu corpo à água, descobriu uma lei de física, que então foi por ele enunciada (popularmente: um corpo mergulhado em um líquido, sofre uma ação de baixo para cima igual ao seu peso e desloca uma quantidade desse líquido igual ao seu volume). Entusiasmado, saiu correndo para casa, atravessando as ruas completamente nú e gritando a palavra grega que se tornou famosa: "Eureka! Eureka!" (isto é: "Achei! Achei").

A capa do nosso livro traz um detalhe da Escola de Atenas de Rafael. Colocamos devido ao significado maior os filósofos que são considerados as duas grandes colunas do pensamento ocidental: Platão e Aristóteles. Platão com o dedo levantado revela o caráter transcendente e metafísico de sua filosofia. Já Aristóteles apontando para o mundo em que está situado revela o caráter mais realista de sua filosofia, em que o conhecimento começa sempre pelos sentidos. Esta obra representa, indubitavelmente, uma descoberta eficaz de como refletir filosoficamente com alunos do Ensino Médio.

Dividida em seis momentos fundamentais, nos dá uma visão de conjunto dos grandes eixos temáticos da filosofia:

1º Eixo - Do Mito ao Logos - Trata da passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico, buscando compreender os primeiros lampejos do que costumamos chamar de racionalidade ocidental.

2º Eixo - Epistemologia - Fala do conhecimento humano, suas possibilidades, suas condições e estruturação.

3º Eixo - Política - Busca refletir sobre as estruturas de poder na trama social.

4º Eixo - Ética - Aborda a problemática dos valores e condutas humanas, no intuito de compreender os fundamentos da intersubjetividade.

5º Eixo - Estética - Mostra as questões relativas à percepção humana, tais como o belo, o feio, o gosto, a arte.

6º Eixo - Os Contemporâneos - Apresenta as grandes correntes filosóficas contemporâneas e suas contribuições para a sociedade atual.

Com essa organização queremos o aluno do Ensino Médio tendo uma visão panorâmica e também rigorosa de todo o cenário filosófico ocidental. E que a partir desse conhecimento com a sua pesquisa, com as discussões e a sua reflexão pessoal e do grupo, transformem a sala de aula em uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa, um espaço de formação para cidadãos reflexivos e atuantes.

Beto e Valdecir
(Professores autores que lecionam no Ensino Fundamental e no 3º. Grau no Norte do Paraná)

0 Comments: