terça-feira, 4 de setembro de 2007

A tenda Paulo Freire

A tenda Paulo Freire

Criada para modificar as relações sociais e discutir o desenvolvimento de novos projetos. O espaço surgiu da necessidade de se construir um ambiente propício para a liberdade de expressão, produção de cultura e trocas entre a comunidade. Semelhante ao Espaço Guimarães Rosa e ao Espaço Che, teve sua primeira experiência no C ongresso da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), no Rio de Janeiro, em 2006, o Grupo de Trabalho de Educação Popular e Saúde (GT EPS), articulado à Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde (ANEPS) e Rede de Educação Popular e Saúde (REDEPOP) estruturou a TENDA PAULO FREIRE, com o propósito de oferecer aos participantes um espaço para o debate de temas relevantes para profissionais de saúde e os movimentos sociais.

A ANEPS surge em 2003, no Fórum Social, com a perspectiva de contribuir com a formulação e implementação de políticas na área da Educação Popular e Saúde, de modo participativo, democrático e público, bem como favorecer a transformação das práticas e dar visibilidade às experiências e o saber da população. Têm o intuito de desenvolver processos para formação de lideranças, educadores populares em saúde e potencialização de experiências de formação técnica no campo da saúde na perspectiva da educação popular, bem como articular os movimentos.

As atividades desenvolvidas pela Tenda São bastante variáveis. Sempre procurando respeitar e fortalecer a cultura popular com as rodas de conversas que acontecem entorno de um tema especifico ou momentos de expressão da cultura popular. È um espaço político, mas não partidário, dentro da ideologia de Paulo Freire. È marcada pela troca de idéias em uma conversa colaborativa e dialógica.

A tenda acontecerá em Belo Horizonte paralelamente ao 10° Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais, com o Apoio da Pró-Reitoria de Extensão, na Av. Antônio Carlos, 6.627 - Campus Pampulha 31270-901 Belo Horizonte - MG na praça de serviços, do dia 1 ao dia 5 de outubro de 2007.

Contamos com sua presença!

Informações: aneps_mg-owner@yahoogrupos.com.br

E-mail do grupo: aneps_mg@yahoogrupos.com.br

PROGRAMAÇÃO DA TENDA

Segunda (01/11)
Terça (02/11)
Quarta (03/11)
Quinta (04/11)
Sexta (05/11)

Manhã
Acolhimento

Vídeo - Nas Águas do Rio Eu Vou
Marcha Mundial das Mulheres

Mulheres da via Campesina
Economia solidária - Belmiro Comunicação em saúde.
Cultura de gestos - Sidney do Carmo

Mostra de Vídeos:

- Daniel Saraiva

- Odila Fonseca -Controle Social

Nas Águas do Rio Eu Vou

- Pedro José – Extensão Popular

Exposição fotográfica:

Mostra Convocante (FHEMIG)

Capoeira de Angola

Tarde

Extensão popular – Vídeo – Extensão popular (Pedro José) NESTH (Núcleo de estudos sobre o trabalho Humano) (confirmar o Horário) Núcleo Promoção Saúde e Paz/Frutos do Morro - Professora Elza Melo Plantas medicinais e a fototerapia – Professora Graça Brandão

Transposição do Rio são Francisco Prof. Apolo - Manuelzão

Letícia – Articulação popular do Rio São Francisco (à confirmar)

Caravana da Saúde - prevenção do câncer bucal

Atividades culturais:

Para confirmação de Horário/Transporte/alimentação

Encaixa Couro – ciranda e cacuriá

Valeriano – grupo de percussão

Limão grupo de percussão

Capoeira Regional

Rafael Martini – Piano e voz

Liz – Violão e voz

Tambor de crioula – Seguidores de São Benedito

Teatro do Oprimido - População de Rua

"Eu não espero pelo dia em que todos os homens concordem. Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízo final"

(Caetano)

0 Comments: