segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Combate à fome - Reunião na Colômbia

FAO e países da região discutem combate à fome em reunião na Colômbia

O Grupo de Trabalho da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome (GT2025) terá sua segunda reunião próximos dias 24 e 25 de setembro em Bogotá, Colômbia. A Iniciativa é um projeto dos países da região que, junto ao Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para América Latina e Caribe, busca erradicar a fome no continente. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, confirmou presença na abertura da reunião.

A Iniciativa surgiu do compromisso de países e organismos internacionais para, em linha com o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), melhorar as condições de vida de milhões de pessoas na América Latina e Caribe que sofrem com a fome e a pobreza extrema. Dadas as atuais condições políticas, econômicas e sociais, existe a convicção de que erradicar a fome na região é uma meta possível.

O objetivo da reunião de Bogotá é permitir aos países que integram o grupo de seguimento escolhidos como tais, em Roma, Itália, pelo Grupo de Países de América Latina e Caribe (Grulac) conhecer, analisar, discutir e estudar os trabalhos e resultados do projeto, definir as prioridades para o ano que vem e sugerir mudanças ao Plano de Ação, em preparação à Conferência Regional da FAO que será realizada em abril de 2008, em Brasília. Durante a reunião, os representantes do projeto apresentarão os avanços nas três linhas de ação básicas da Iniciativa, através das quais ela busca cumprir seu mandato de contribuir para criar as condições necessárias para a erradicação total da fome na região no espaço de uma geração:

· Sensibilização: destacar a questão da fome e o direito à alimentação nas agendas nacionais, sub-regionais e regionais e dos organismos internacionais. Para cumprir esta meta, a Iniciativa divulgou seu plano de ação e atividades em diversos eventos, entre eles, as reuniões preparatórias para a XVII Cúpula Iberoamericana que acontecerá no Chile, em novembro deste ano. A Iniciativa também colaborou com a produção e difusão de documentos conjuntos com outras agências (como Cepal Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e Caribe e PMA Programa Mundial de Alimentos) sobre coesão social e desnutrição, troca da dívida e desafios e oportunidades dos biocombustíveis para a segurança alimentar. Também foram realizados encontros com empresários e com a sociedade civil para promover a responsabilidade empresarial e o direito à alimentação tema que a Iniciativa acompanha nos países da região. Ainda com o intuito de sensibilizar os países, a Iniciat iva criou uma Rede de Editorialistas contra a Fome, formada por pessoas comprometidas com o combate à fome e que abordam o tema em diversos meios de comunicação.

· Capacitação: Reforçar as capacidades dos países de implantar políticas públicas e programas para erradicar a fome e garantir o direito à alimentação dos seus cidadãos. A Iniciativa apóia os países na criação de marcos legais que garantam o direito à alimentação. Além disso, já contribuiu na formulação de projetos de segurança alimentar e nutricional (SAN) no Peru, Bolívia, Paraguai e Equador para apoiar ações já existentes ou colocá-los em andamento. No caso do Haiti, a Iniciativa estuda a possibilidade de oferecer um apoio diferenciado. O apoio aos países também é oferecido através de cursos semi-presenciais e à distância para capacitação na área de SAN. Já foram realizados cursos para o Brasil, Bolívia, Equador, Nicarágua e Paraguai.

· Seguimento: Monitorar o estado da SAN nos países envolvidos no projeto, inicialmente no âmbito do Primeiro ODM de reduzir pela metade o número de pessoas que sofrem com a fome e a pobreza extrema no mundo e, depois, para erradicar a fome na região. Através da Rede de Pesquisa e Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe (Redsan), foi promovido um concurso de artigos científicos sobre segurança alimentar com o objetivo de conectar ao tema acadêmicos de toda a região. A Iniciativa também tem se debruçado sobre a situação de vários países para conhecer melhor as realidades nacionais e tem cooperado para que as nações ampliem os censos e pesquisas para que estes incluam variáveis sobre a pobreza extrema e a fome.

Espera-se definir na reunião os projetos que serão realizados em 2008. Entre eles, se destacam as análises dos programas nacionais de segurança alimentar do Peru, Bolívia, Equador e Paraguai e a realização de estudos sobre a relação entre bioenergia e segurança alimentar. No ano que vem também se tentará aprofundar os estudos relacionados ao desenvolvimento territorial da região e desenvolver um Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas.

Além da presença do presidente Álvaro Uribe, confirmada pelo governo da Colômbia, o encontro terá a participação do representante regional da FAO, José Graziano da Silva, o representante do Brasil junto à FAO em Roma, embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, e de funcionários de alto nível de cerca de dez países da região, além da Espanha e de instituições convidadas como o Programa Especial de Segurança Alimentar da América Central, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Unidade Regional de Assistência Técnica (Ruta, na sigla em inglês).

Informações
Andrés Pascoe
(56 2) 337 2341
E-mail: andres.pascoe@fao.org

Lucas Tavares
(56 2) 337 2314
E-mail: lucas.tavares@fao.org

Para mais informações sobre as atividades da FAO na América Latina e Caribe, acesse http://www.rlc.fao.org/

Para mais informações sobre a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome, acesse www.rlc.fao.org/iniciativa

Fonte: Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe

Assessoria de Comunicação
http://www.presidencia.gov/

0 Comments: