quinta-feira, 12 de julho de 2007

VII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

VII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

O VII Colóquio Internacional busca reunir um amplo leque de jovens ativistas e acadêmicos com o objetivo de aperfeiçoar o entendimento mútuo sobre direitos humanos no hemisfério sul e construir novas redes de cooperação entre ONGs, meio acadêmico, e as Nações Unidas.

É um encontro anual que reúne ativistas e acadêmicos de direitos humanos da América Latina, África e Ásia, pelo período de uma semana para trocar experiências aprendendo uns com os outros, ter acesso a uma perspectiva inovadora sobre temas na área e favorecer o trabalho em rede. O Colóquio tem como intuito proporcionar um efeito multiplicador que beneficie tanto os participantes como suas organizações.

Neste sentido, o objetivo do VII Colóquio Internacional de Direitos Humanos é fortalecer o impacto do trabalho de ativistas e acadêmicos de direitos humanos da América Latina, África e Ásia.

O Colóquio está estruturado em palestras, oficinas e grupos de trabalho, nos quais profissionais com experiência na área discutirão tópicos relacionados ao tema permanente do Colóquio: “Fortalecendo os Direitos Humanos no Sul”.
Durante as manhãs serão realizadas as conferências gerais e durante as tardes os participantes trabalharão em oficinas e grupos de trabalho. (Veja Programa)

A seleção dos participantes buscará reforçar a participação dos grupos de maior vulnerabilidade em relação à violação dos direitos humanos, assim como aqueles que dispõem de maiores dificuldades de acesso às informações que serão partilhadas no decorrer do programa. Portanto, critérios como raça, gênero, origem regional e social serão levados em consideração.

Desde a aprovação para participar do Colóquio até a vinda a São Paulo, os candidatos selecionados deverão trabalhar na preparação de sua participação.

A fim de dar continuidade aos trabalhos iniciados durante o Colóquio, os participantes serão convidados a integrar a Rede DiálogoDH, que hoje conta com mais de 633 ativistas de direitos humanos de mais 40 países, da América Latina, África e Ásia. (Veja Histórico)

Em suas três primeiras edições, o Colóquio foi organizado pelo Consórcio Universitário pelos Direitos Humanos- acordo de cooperação entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade de São Paulo (USP), e a Universidade de Columbia - New York.

Desde sua IV edição, o evento é organizado pela Conectas Direitos Humanos junto com a SUR – Rede Universitária de Direitos Humanos.

O VII Colóquio conta com a cooperação de um Conselho Assessor internacional integrado por:

- Bess Rothenberg (Columbia University, Estados Unidos)
- Jeremy Sarkin (University of the Western Cape, África do Sul)
- José Dougan - Beaca, (OHCHR, Suíça)
- Juan Amaya (UPeace, Costa Rica)
- Lorena Fríes (Corporación Humanas, Chile)
- Mandira Sharma (Advocacy Forum, Fellow Ashoka, Nepal)
- Vinodh Jaichand (Irish Centre for Human Rights)

Esperamos vocês aqui em São Paulo, Brasil!

Secretaria Executiva,

0 Comments: