terça-feira, 24 de julho de 2007

Cidadania nas ondas do rádio

Cidadania nas ondas do rádio

Beatriz Gredilha

O Criar Brasil, com patrocínio da Petrobras, abre espaço na programação de emissoras de rádio para abordar temas ligados à juventude e à cidadania. A iniciativa “Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio” é formada por jovens de projetos sociais ligados(as) à comunicação e a rádios comunitárias de todo o país. Os(As) jovens correspondentes foram treinados(as) pela ONG e agora atuam diretamente na produção e execução dos programas.

Segundo Vinícius Sacramento, estagiário de produção, o projeto está sendo um grande aprendizado.

"Tive a chance de conhecer certos equipamentos e adquirir uma experiência que seria quase impossível ter fora do Criar Brasil. A Rede da Cidadania é muito interessante porque tivemos a oportunidade de conhecer gente nova, de vários estados. É um trabalho extremamente dinâmico e muito gratificante”, diz.

Criar Brasil

O Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio (Criar Brasil) tem por objetivo apoiar organizações e movimentos sociais na democratização da comunicação no Brasil. Antes de adotar o nome Criar, há doze anos, a ONG se chamava Cria, Centro de Imprensa Alternativa, e era um setor do Ibase. Em 1994, começou a trabalhar de forma independente. A equipe é composta por radialistas e jornalistas com experiência em capacitação e na produção de programas de rádio.

Serão produzidos 21 programas em formato jornalístico e 21 rádio-novelas que vão ser distribuídos gratuitamente para 600 rádios comunitárias e educativas no Brasil. A idéia é que esses programas sirvam de modelo para outros que serão feitos em cada rádio.

Segundo Rosangela Fernandes, coordenadora geral do Criar, o projeto é feito para jovens e por jovens e este é o principal motivo para os bons resultados. “É bem interessante porque eles fazem sugestões e trazem material que têm a ver com a realidade que vivem. Os programas têm a cara deles. E o retorno das rádios comunitárias também está sendo ótimo”, anima-se.

Entre os dias 20 e 21 de março, os(as) jovens dos projetos sociais e das rádios comunitárias participantes tiveram a oportunidade de debater e exercitar técnicas radiofônicas. O Seminário Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio foi organizado pelo Criar Brasil para discutir, principalmente, a importância das rádios comunitárias para a população. As oficinas abordaram temas como cidadania e a democratização da comunicação.

Para participar da rede, as emissoras de rádio interessadas devem acessar o site do Criar Brasil e preencher um questionário de adesão. Os programas serão enviados pelos Correios em CD ou podem ser baixados pela Internet em MP3. O site é http://www.criarbrasil.org.br/.

Publicado em 1/6/2007.

http://www.ibase.org.br/

1 Comment:

Anônimo said...

Gostei deste Blog. Acredito que com estes espaços podemos contribuir para a democratização dos meios de comunicação e ao direito a informação. Abraços! Lindomar Gomes
www.lindomargomes.blig.ig.com.br