sábado, 15 de dezembro de 2012

Salto da Divisa Recebe Capacitação em Direitos Humanos

                                                                                                            Por  Gildázio Santos




Acontece hoje, sábado, dia 15 de dezembro de 2012, no período de 9 às  18 horas, em salto da Divisa, na região do Baixo Jequitinhonha em Minas Gerais, um dia de capacitação em Direitos Humanos.
O evento conta com a participação de 27 lideranças, atingidos por barragens, Pastoral da Criança, pescadores, pedreiros, lavadeiras, trabalhadores rurais sem terra, professores, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Integram o grupo da capacitação, Geralda Magela Fonseca, a Irmã Geraldinha,  defensora de direitos  humanos, que foi o primeiro caso  de inclusão no Programa  de Defensores  de Direitos Humanos em Minas Gerais,  em razão de sua luta por Reforma Agrária  e atuação no Acampamento Dom Luciano Mendes de Almeida,          José Wanderley Alves Santana, presidente  do Grupo de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos- GADDH, entidade filiada ao MNDH Minas Gerais, Edmilson  Alves secretário municipal de educação,  a vereadora  Maria de Fátima dos Santos e  Maria Irenilde Dias da Silva, vereadora eleita para o próximo mandato dentre outros participantes do GADDH.
A atividade conta com o apoio e organização do Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos – PPDDH/MG e do Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania e da Defensoria Públicas de Minas Gerais.
         Na programação, na parte da manhã foram realizadas duas exposições: 
1)    A Evolução Histórica do conceito de Direitos Humanos, por  Gildázio  Santos, Técnico Social  do PPDDH/MG  e Conselheiro Nacional do MNDH Minas.
2)    Direitos Humanos, Controle Social e Participação e Direito a Terra,  por Dra.  Ana Cláudia, Defensora  Pública do Estado de Minas Gerais  e Coordenadora  da  Defensoria  Especializada  em Direitos Humanos  Coletivos e Socioambientais.
     Já na parte da tarde, outras  duas exposições  complementaram o trabalho  seguido de um momento de encaminhamento de propostas:
1)    Direitos da Criança e do Adolescente, por André Moura, Advogado do PPDDH/MG.
2)    Sistema Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, por Cássia Araújo Sol, Psicóloga do PPDDH/MG.
Durante as exposições os participantes interagiram  com os facilitadores  e realizaram   reflexões trazendo a tona as violações  aos direitos humanos,  na oportunidade refletiram também acerca da necessidade de controle social das políticas públicas e no acompanhamento ao orçamento público focado aos direitos  humanos e na parte final da atividade os participantes  elaboraram propostas de ação para a intervenção  em direitos humanos no âmbito do Município de Salto da Divisa.

                       15  de Dezembro de 2012,  Salto da Divisa, MG.
                            Algumas fotos  do evento:












0 Comments: