sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ocupação Eliana Silva, Cobertura da Reintegração de Posse

                    Cobertura   Fotográfica Parcial do Despejo
                                                           Por Gildázio Santos


Aconteceu hoje, 11,  de maio  de 2012 ( sexta feira) em Belo Horizonte -MG,  no Barreiro( Avenida. Perimetral, Santa Rita), Região Oeste da Capital, o despejo de 350 famílias que  ocorreu sob forte aparato policial.
Contou também com o acompanhamento de parlamentares, de entidades de Direitos Humanos, dentre elas  O CONEDH - Conselho Estadual de Direitos Humanos,  e o Instituto de Direitos Humanos - IDH, por meio dos técnicos do Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos, o advogado  André Moura, o filósofo Gildázio Santos, a Psicologa  Cassia  Sol e o motorista Ronaldo Paulino.
A Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG,  executou a ordem de reintegração de posse  em favor do Município de Belo Horizonte, através de uma ação de despejo coletivo autorizada pela Juiza de Direito da 6a. Vara de feitos da Fazenda Municipal da Comarca de Belo Horizonte/MG  Dra. Luzia, cujo despacho foi publicado em 26/04/2012.
A assessoria jurídica das famílias sem teto, ainda tentou impedir tal despejo  com um recurso de "Embargos de Declaração", mas não foi possível.
A representante da Defensoria Pública de Minas Gerais Dra. Ana Cláudia, questionou o comandante da operação o Coronel  Carvalho porque a Defensoria não foi comunicada da ação  antes que ela acontecesse, e disse que  a Instituição tomou conhecimento da ação por meio da imprensa.
O movimento que lidera a ocupação é o Movimento de Lutas nos Bairros Vilas e Favelas - MLB.
Até   às 15h30, horário  que saimos  da ocupação, as famílias estavam dispostas a permanecerem resistindo no local, a cozinha do acampamento era a única barraca que restava de pé, e ali estava sendo preparados os alimentos para servir as pessoas que até aquela hora estavam sem almoço.

















0 Comments: