quinta-feira, 17 de março de 2011

I Encontro Comunitário: Tecendo Direitos Região Noroeste (BH) e Novo Progresso (Contagem)


I Encontro Comunitário: Tecendo Direitos Região Noroeste (BH) e Novo Progresso (Contagem)

O que o Encontro?

O I Encontro Comunitário: Tecendo Direitos é um evento que pretende fortalecer a atividade comunitária nos bairros: Novo Progresso, Ressaca, São Salvador, Coqueiros, Pindorama e comunidades localizadas nestas regiões.

Eixos de Trabalho

1. Apoio aos Presos: Organização dos/asfamiliares de encarcerados/as,e Atendimento Jurídico.
2.Mulheres: Apoio à organzação das Mulheres.
3.Juventude: Organização da juventude e formação de lideranças.

Qual é o Objetivo?

Contribuir para organização popular e rearticulação do movimento comunitário, por meio da auto-análise e autogestão das demandas das próprias comunidades.

Cronograma

8:30h Credenciamento
9h Plenária de Abertura
10h Grupos de Discussão:

Grupo 1: Familiares de Encarcerados
Grupo 2: Mulheres
Grupo 3: Juventude

12h- Almoço
13:30h- Plenária de Encerramento
15h- Lanche

Um pouco mais sobre o Encontro

A organização comunitária é a nossa causa, o instrumento que nossa comunidade dispõe para combater as demandas como a ausência de equipamentos públicos e falta de assistência social aos jovens encarcerados e seus familiares, a ausência de participação popular no processo de urbanização que continua segregando os pobres, etc. Para nós a importância da formação de novas lideranças, em especial mulheres e jovens, é fundamental para reanimar a organização comunitária e a participação popular nos destinos da comunidade, enfrentando as propostas tecnocráticas da administração, que ora são iniciativas exteriores à verdadeira demanda da comunidade, ora é apenas vitrine para a propaganda de governos sem identificação com as necessidades do povo.

O problema central que pretendemos enfrentar é a ausência de organização comunitária e de lideranças capazes de promover a mobilização popular á favor dos interesses da localidade, a partir de pautas criadas e assumidas pela própria comunidade. O papel da construção de espaços de tomada de decisão comunitária, como assembléias, reuniões, etc. assumem uma relevância fundamental. Cumpri o papel de dar a oportunidade para o surgimento de novas lideranças e de envolver toda a comunidade na luta por seus próprios interesses, definidos coletivamente e democraticamente, o I ENCONTRO é um passo nesta direção.

Junte-se á nós, participe das atividades do Núcleo Comunitário do São Salvador e região. Vamos juntos lutar pelo fortalecimento de nossas comunidades.

Indicações

Local: AMONP- Rua Gonçalves Dias, 320. Novo Progresso/Contagem
Referência: Novo Progresso II, ônibus 2170B ponto de referência é proximo a subestação da Cemig, próximo ao CAIC e próximo ao ponto final do 2170B.

0 Comments: