quinta-feira, 10 de março de 2011

Edital - Prêmio Neide Castanha

Comitê lança Prêmio Neide Castanha

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “18 de Maio”, entidades governamentais e não governamentais, participaram, no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília, da solenidade de lançamento do Prêmio Neide Castanha. A homenagem iniciou com as crianças plantando flores nos jardins do Ministério da Justiça.

Durante a solenidade, a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, falou da dificuldade e do prazer de suceder Neide Castanha e dos desafios futuros. “Temos pela frente a revisão do nosso Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, com essa ação e outras talvez possamos celebrar daqui a 10 anos mais avanços nessa área”, prevê Karina.

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, falou da importância da Neide Castanha. Segundo Vannuchi, Neide é a “esquina da luta pelos direitos humanos”. O ministro falou também do crescimento dos direitos humanos e de forma gradual estes vão sendo conquistados. Nesse sentido, Vannuchi falou da construção de um pacto de responsabilidade social que está sendo construído entre empresas e o governo federal. Dessa forma pretende-se diminuir o impacto social, no que diz respeito à exploração sexual de crianças e adolescentes, no entorno de grandes construções.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, falou do crescimento das políticas para amenizar o impacto da desigualdade social que tem como uma das conseqüências o abuso e a exploração sexual. A ministra também lembrou da forte atuação de Neide Castanha junto aos órgãos governamentais buscando saída para esse problema.

A atriz Elisa Lucinda homenageou Neide, com as poesias Lua nova demais e Poema do Semelhante, a primeira falando da vida de uma menina de rua e a segunda da equidade entre os seres humanos.

Ainda durante a solenidade a jovem do projeto Giração, Dayana Barbara dos Santos Coqueiro, entregou aos presentes a flor amarela símbolo da campanha Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes.

Prêmio
O Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é responsável pela realização do prêmio juntamente com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Serão premiadas as seguintes categorias: Boas Práticas; Produção de Conhecimento; Cidadania; Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Responsabilidade social. A premiação ocorrerá durante a mobilização do “18 de Maio” do ano que vem Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neide Castanha
Assistente social, nascida em Januária (MG), é considerada referência em direitos humanos no país. Um dos seus primeiros trabalhos nesse sentido foi desenvolvido junto às meninas da Sé em São Paulo.

A homenageada também ficou reconhecida por sua atuação na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país. Também fez parte da mobilização pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Neide também foi secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e co-fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes.


Inscrição ao Prêmio Neide Castanha é prorrogada
(04/03/2011)
As inscrições do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foram prorrogadas. Os interessados poderão efetivar sua candidatura até o dia 30 de março. De acordo com a secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, a alteração da data tem como objetivo “dar mais oportunidade para que todos possam participar desse grande momento de reconhecimento dos atores e entidades parceiras na luta contra violência sexual infanto-juvenil”.

A coordenação do Comitê Nacional divulgou uma errata do edital, alterando o artigo 8º do documento. Dessa forma, fica excluído do texto o trecho onde aparece a seguinte frase “sendo vedada a auto-indicação em qualquer categoria”. Verifique abaixo edital alterado.

Pessoas ou entidades podem concorrer às seguintes categorias: Boas Práticas; Produção de Conhecimento; Cidadania; Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Responsabilidade Social.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.comitenacional.org.br. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail: premioneidecastanha@gmail.com

Informações

0 Comments: