sábado, 8 de janeiro de 2011

II Curso Realidade Brasileira da Zona da Mata - Juiz de Fora

II Curso Realidade Brasileira da Zona da Mata - Juiz de Fora

"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo.
Requer uma ação transformadora sobre a realidade.
Demanda uma busca constante.
Implica em invenção e em reinvenção".
(Paulo Freire)

O Curso Realidade Brasileira – CRB – é uma atividade de formação política que, a partir dos estudos desenvolvidos por grandes pensadores brasileiros, busca resgatar o pensamento crítico acerca da realidade cultural, econômica, social e política de nosso país.

O Curso se destina a lideranças e militantes de diversas organizações sociais da Zona da Mata mineira, tais como sindicatos, associações comunitárias, movimentos sociais e populares, organizações estudantis, pastorais sociais, entre outras.

Realizado pela primeira vez em Minas Gerais , no ano de 2001, o Curso já contou com mais de 30 turmas em todo o Brasil, sendo seis delas em Minas Gerais: Juiz de Fora (a primeira turma de CRB, foi de âmbito nacional), duas turmas em Belo Horizonte, duas turmas nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e uma em Viçosa. Agora, forma-se a segunda turma do CRB Zona da Mata, a primeira foi em Viçosa 2009, a próxima será em Juiz de Fora 2011.

O CRB, além de ser um importante instrumento de reflexão acerca da realidade brasileira e da Zona da Mata, deve ser também um espaço de articulação política das organizações participantes. Desta forma, esperamos fortalecer as lutas populares na região, através da articulação e da compreensão da realidade para além dos desafios de cada movimento/organização em particular.

O Curso apresenta a proposta de acontecer em dez módulos presenciais, um final de semana a cada mês. Serão estudados textos e obras de pensadores brasileiros que contribuíram na construção de um projeto de sociedade para o Brasil.

As inscrições vão do dia 07/01/2011 ao dia 04/03/2011.

Todas as informações sobre o curso, como fazer as inscrições e a programação estão no site:
www.crbzonadamata.webnode.com.br

0 Comments: