sexta-feira, 7 de maio de 2010

ONU convida Consea para combater crise global de alimentos

ONU convida Consea para combater crise global de alimentos

Marcelo Torres

O Grupo de Alto Nível para a Crise Global de Alimentos (GAN), da Organização das Nações Unidas (ONU), convidou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para participar da Força-Tarefa das Nações Unidas para a Crise Global de Segurança Alimentar. O encontro acontece em Dublin, na Irlanda, nos próximos dias 17 e 18 de maio.

O Consea é um órgão consultivo da Presidência da República Federativa do Brasil, constituído por 57 conselheiros titulares, sendo 38 representantes da sociedade civil e 19 representantes do governo federal. O conselho será representado no evento pelo seu presidente, Renato S. Maluf, que é um dos maiores especialistas em segurança alimentar no Brasil e no mundo.

"Contamos com a experiência dessa organização [Consea], que irá contribuir para uma discussão aberta entre os membros do GAN e as autoridades nacionais, as equipes dos Países das Nações Unidas e organizações da sociedade civil, ONGs e grupos de produtores", af irmou no convite um dos organizadores, Peter Power, ministro de Estado do Desenvolvimento da Irlanda.

O evento é co-organizado pelo Ministério de Estado para o Desenvolvimento Exterior, Secretaria Geral das Nações Unidas para a Segurança Alimentar e Nutrição e Grupo de Alto Nível para a Crise Global de Alimentos.

O encontro deverá ter cerca de 150 participantes, entre representantes de países, ONGs internacionais, organizações da sociedade civil, grupos de produtores e outros.

O Consea também indicou para participar do evento Sérgio Sauer, da Relatoria do Direito Humano à Terra, Território e Alimentação, e Carmen Ferreira Foro, da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Ambos fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) Internacional do Conselho.

Num intervalo de um mês, este é o terceiro evento internacional do qual o Consea participa como convidado, representando um indicativo de sua importância e um reforço da sua visibilidade naciona l e internacional.

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: