sexta-feira, 19 de março de 2010

MDS divulga municípios que receberão recursos para Cozinhas Comunitárias

MDS divulga municípios que receberão recursos para Cozinhas Comunitárias

Os municípios de Ocara e Iracema (Ceará), Campo Belo (Minas Gerais), Palmeira dos Índios (Alagoas) e Santarém (Paraíba) receberão apoio do governo federal para implantar Cozinhas Comunitárias. Eles foram selecionados no edital público 08/2010 realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os cinco municípios, juntos, receberão R$ 2 milhões do MDS para a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações e aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos. O objetivo é apoiar a implantação de Cozinhas Comunitárias em localidades que têm o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Os projetos foram selecionados conforme critérios de pontuação que levaram em conta a caracterização da realidade socioterritorial e a situação de insegurança alimentar das famílias, a capacidade de gestão e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome e a qualificação da proposta.

Agora esses deverão encaminhar mensagem eletrônica até o dia 19 de março para o correio eletrônico cozinhas.comunitarias@mds.gov.br com a indicação das equipes técnicas que serão responsáveis pela execução dos projetos, como nome, cargo, telefones e e-mail.

Essas pessoas receberão instruções iniciais a respeito dos procedimentos necessários à contratação e serão convocadas a participar de mesa técnica que ocorrerá em abril, em data ainda a ser confirmada.

Poderá haver uma segunda chamada para os municípios que foram habilitados e não selecionados. Estes farão parte de um cadastro de reserva. O resultado do edital com a lista dos municípios está disponível na página do MDS na Internet: www.mds.gov.br/editais.

As Cozinhas Comunitárias funcionam como atividade de oferta de refeições e apoio à captação e distribuição dos gêneros alimentícios oriundos do PAA. Também servem de espaço para a realização de atendimento social e nutricional, bem como para o desenvolvimento de atividades de qualificação profissional e promoção da alimentação saudável junto aos funcionários e beneficiários.

Desde 2003, foram apoiadas 646 unidades - entre as quais 396 estão em funcionamento - onde são servidas 84 mil refeições diárias.

Informações para imprensa
Adriana Scorza / Dimas Ximenes
(61) 3433-1052
ASCOM/MDS

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: