sexta-feira, 19 de março de 2010

Convite Agricultura Urbana Contagem

Através deste, convidamos-lhe para a inauguração do Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar – CMAUF e para os lançamentos do PAA/CDLAF – Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar e do Bailão da 3ª Idade – CRAS Ressaca, em Contagem-MG.

Data/Horário: 30 de março de 2010 (terça-feira) às 15:30 horas.

Local: Av. das Américas, nº 150, Bairro São Sebastião (entrada pela Rua Hum).

Referência: Associação Betel, próxima a Igreja Assembléia de Deus.

O Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar de Contagem é um equipamento de Segurança Alimentar Nutricional e Abastecimento do município, catalisador das ações do Plano Municipal de Agricultura Urbana e Familiar. É fruto de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e a Associação Betel de Assistência Social – ABAS.

Neste espaço são desenvolvidas atividades de produção de alimentos, de formação, experimentação de tecnologias agroecológicas, resgate de sementes e plantas tradicionais, sistema de captação de águas das chuvas, criação de pequenos animais, além da articulação das políticas públicas de Segurança Alimentar Nutricional e Abastecimento, a saber: o Banco de Alimentos, as Cozinhas Comunitárias e o PAA/Compra Direta Local da Agricultura Familiar. Envolve 350 agricultores urbanos e familiares em todas as suas atividades.

O Programa de Aquisição de Alimentos/PAA é uma das ações de Segurança Alimentar e Nutricional promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome em parceria com o município. Seu objetivo é garantir o acesso aos alimentos de qualidade às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Em Contagem o PAA beneficia 65 instituições da rede de proteção social atendidas no Banco de Alimentos, cerca de 7.000 pessoas beneficiadas/dia e 215 Agricultores Familiares. Com a aquisição e distribuição gratuita de aproximadamente 21 produtos agroecológicos. Os recursos repassados ao município pelo MDS é de R$ 2.034.391,24, distribuídos em três parcelas de R$ 678.130,41/ano.

O Bailão da 3ª Idade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social dentro da Campanha de Valorização da Pessoa Idosa. "Respeito à Pessoa Idosa. Quem ama, cuida!"

Contamos com a sua participação!

Maria Aparecida Rodrigues de Miranda
Coordenadora

0 Comments: