terça-feira, 30 de março de 2010

Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde recebe gestores de todo o país

No encontro de maio próximo, a Região das Hortências, na Serra Gaúcha, terá um atrativo a mais com o acolhimento de milhares de gestores de saúde de todo o país. Ao participarem de cursos, mesas, seminários e painéis, os secretários de saúde estarão aperfeiçoando a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e trocando experiências bem-sucedidas.

Já estão abertas as inscrições para o XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O encontro será realizado em Gramado (RS), de 25 a 28 de maio próximo. Os interessados já podem se inscrever. É importante lembrar que as inscrições serão feitas apenas pela Internet. E com uma novidade: ao contrário de anos anteriores, qualquer participante poderá se inscrever nos cursos.

Veja como se inscrever no link:
http://www.conasems.org.br/xxvi

O Congresso Anual do Consaems reúne secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil, para discutir e trocar experiências, com o objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do SUS.

O Conasems está recomendando a todos os gestores da esfera municipal do país que "preparem suas agendas" para aquele período e coloquem-se inteiramente à disposição dos debates, painéis, mesas e cursos que se desenvolverão na Serra Gaúcha. O encontro, mais uma vez, será decisivo para a continuidade das lutas pela melhoria do financiamento do SUS e para o enfrentamento de questões ligadas a gestão da saúde.

A presença de todos no XXVI Congresso fará a diferença, a exemplo do que ocorrera nos últimos encontros, como o realizado em Joinville, que propôs investir na mudança do modelo de atenção à saúde, tendo como eixo estruturante dos sistemas municipais de saúde a garantia do cuidado integral aos cidadãos e cidadãs. Ou o mais recente, em Brasília, durante o XXV Congresso, que focou o acolhimento aos novos gestores municipais de saúde e a defesa a Regulamentação da Emenda C 29. Nesse último, o público recorde que participou do evento na Capital é um desafio a ser batido em Gramado

O XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde terá duração de 4 dias. Nesse período serão desenvolvidas oficinas, cursos, painéis e mesas redondas. Além da Mesa da Paz, que debaterá a questão da violência, alcoolismo e outras drogas, outras três mesas estão programadas no evento: o Papel do Setor Saúde na Construção do Sistema Universal de Seguridade Social; o Modelo de Gestão: Dilemas da Gestão Contemporânea; e Saúde e Meio Ambiente.

Está concluída, também, a realização de nove seminários e cinco oficinas em oito cursos. Outra novidade que irá despertar o interesse dos participantes é a escolha do dia 27 de maio, no meio do evento, para a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o mais importante cenário de pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS) que reúne representantes das três esferas de governança federativa da política de saúde do país.

Além dessas atividades, o Congresso conta ainda com a Feira Aqui tem SUS, onde são montados estandes de diversas instituições que expõem suas experiências e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos. O evento paralelo Café com Idéias também deverá atrair grande público, como é da tradição da parte cultural da programação.

Serviço:
XXVI Congresso Naxional de Secretarias Municipais de Saúde
Data: 25 a 28 de maio de 2010
Local: Centro de Convenções Expo-Gramado, Gramado - RS
Informações:
www.conasems.org.br

Fonte: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: