sexta-feira, 26 de março de 2010

Cine SINPRO

06/04/2010 – Terra para Rose

Direção: Tetê Morais - Gênero: Documentário. Brasil: MST, 1987, Brasil: Duração: 84 min - Classificação: Livre.

A partir da história de Rose, agricultora sem terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, o filme aborda a sensível questão da reforma agrária no Brasil, no período de transição pós-regime militar. Retrata o início de um polêmico e importante movimento social, o MST.

Debatedora: Margareth Cordeiro Franklin é historiadora, mestre em história e doutora em literatura brasileira.

13/04/2010 - Sonho de Rose

Direção: Tetê Morais - Gênero: Documentário. Brasil: MST, 2000, Duração: 176 min - Classificação: Livre.

Relato emocionante do reencontro, dez anos depois, da diretora Tetê Moraes com os personagens de seu premiado filme Terra Para Rose (1987). O Sonho de Rose acompanha a trajetória de 1.500 famílias de agricultores sem terra, que, depois da ocupação de um latifúndio improdutivo, em 1985, conseguiram transformar seus sonhos em realidade. O filme narra os resultados surpreendentes dos assentamentos.
Debatedor(a): Cristiane Francelina Dias é Historiadora, Militante dos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Reponsável pelo Setor de Formação Estadual

20/04/2010 - As Vinhas da Ira

Diretor: John Ford - Gênero: Drama - País: EUA - Ano: 1940 - Duração: 128 min.

Durante a depressão dos anos 30, agricultores da região de Oklahoma partem para a Califórnia à procura de uma vida melhor. Mas sua chegada não é bem-vista pelos moradores locais, temerosos de perder seus empregos. As famílias de meeiros são submetidas a condições sub-humanas de trabalho, vivendo em acampamentos miseráveis e recebendo quase nada por um dia inteiro de serviço.

Debatedor:Frederico Santana Rick - formado em ciências sociais,educador popular e na assessoria aos movimentos populares.Coordenador de políticas sociais da ArquIdiocese de Belo Horizonte.

27/04/2010 – Mais que a terra e Estado de seca

Direção: Adriana Cursino - Gênero: Documentário -Duração: 18 min - Ano: 2007 - País: Brasil

João ocupou uma escola pública abandonada numa região conhecida como Vale da Seca, entre os vales do Jequitinhonha e São Francisco, Minas Gerais, Brasil. Lá vive com sua mulher e quatro filhos. A câmera acompanha, durante cinco dias, sem interferir diretamente, o movimento da família de João: o recadastramento no programa social do Governo Federal (Bolsa Família), as crianças na escola, o plantio dos alimentos, a coleta de água no rio e o cuidado com os animais. João revela a peculiaridade de sua visão de mundo.

Mais que a Terra – Direção: Elizeu Ewald - Gênero: Ficção - Duração: 76 min - Ano: 1990 - Pais: Brasil

Cícero, motorista de ônibus em São Paulo, sonha em voltar a viver da terra. A ocasião se apresenta com a visita de seu primo, Eurico. Com a promessa de ganhar “uma terrinha”, ele parte para a Amazônia, com esposa e filhos menores. Mas a decepção é o que lhe aguarda quando descobre que fora vendido para um grileiro. Consegue escapar do cativeiro e é acolhido por um grupo de posseiros, que planejam retomar suas terras. Com eles, Cícero vai descobrir o preço – e a dor – de viver da terra numa região sem lei.

Debatedora: Confirmar no Site

0 Comments: