sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vagas para Escola de Cinema em Cuba

Escola de Cinema em Cuba

Brasileiros podem se inscrever até 10 de março

Estão abertas, até 10 de março, as inscrições para o processo seletivo 2010-2013 da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV), em San Antonio de los Baños. Reconhecendo a importância da instituição, que já formou diversos brasileiros no país caribenho, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv) ampliará o apoio à formação de estudantes brasileiros. Por meio de Termo de Cooperação firmado com a Fundación Nuevo Cine Latinoamericano, mantenedora da Escola, a SAv aumentará o número de bolsas concedidas a estudantes brasileiros.

Serão selecionados de quatro a seis alunos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo. O curso tem duração de três anos e tem início previsto para setembro de 2010 e término em julho de 2013. São oferecidas sete especializações: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma delas.

As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Campo Grande e Belém.

Processo de seleção

Os candidatos responderão a duas provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e outra correspondente à especialização escolhida. Os candidatos aprovados nas provas escritas serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, fará a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

Matrícula

A matrícula para os três anos tem um custo de € 5 mil por ano. A forma de pagamento é à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros pagarão parte do valor, sendo que o restante será subsidiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

ou
http://www.cultura.gov.br/site/2010/01/26/escola-de-cinema-em-cuba/

0 Comments: