terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ERA Virtual – Museus

ERA Virtual – Museus

Projeto de visitação online a museus brasileiros

Vá ao museu, sem sair de casa

Realidade virtual abre portas de 12 museus brasileiros, que já podem receber público de todas as partes, pela internet. Programa reproduz com realismo e muita informação, o olhar de um visitante de verdade

Doze museus brasileiros de quatro estados diferentes poderão, agora, ser visitados pela internet de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica. É o que permite o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus tal qual elas foram montadas. Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa abrange aspectos educativos, sociais e turísticos. O lançamento da primeira exposição acontece na segunda quinzena de março de 2010 e traz cinco museus para as telas do computador, sendo eles: o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte /MG, o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul/SC, Casa de Cora Coralina, em Goiás Velho /GO, o Museu Victor Meirelles, em Florianópolis /SC e o Museu do Oratório, em Ouro Preto /MG

Visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo como o Louvre, em Paris, ou o Museu Egípcio, no Cairo. Porém, a maior parte deles não permite uma navegabilidade contínua, além de apresentar um sistema pesado, que demora muito para carregar. E, ora ressaltam apenas o espaço expositivo sem identificar peças, ora somente as peças, sem contextualizá-las no projeto expográfico. Já o projeto ERA Virtual é mais completo.

Explorando os museus

Criado pela empresa Empório de Relacionamentos Artísticos, o ERA Virtual foi desenvolvido a partir do modo de olhar de um visitante real. A visita começa no lado externo do museu. No canto superior da tela o internauta encontra um mapa para se localizar. Assim que ele entra, setas indicam os trajetos que ele pode percorrer. É possível ter uma visão de 360º graus de qualquer ponto do museu.

Todas as obras do acervo exposto podem ser ampliadas a partir de um clique, possibilitando ao navegador observar todos os detalhes, em muitos casos, girar o objeto para vê-lo de todos os ângulos. Durante a visita há textos explicativos sobre cada setor e cada obra da exposição. Além disso, todo o percurso pode ser acompanhado por um guia virtual que transmite ao internauta informações sobre o lugar e seu acervo. Intuitivo e de fácil utilização, o projeto ainda será veiculado em inglês, espanhol e francês.

Para que tudo isso fosse possível, os museus e seus objetos foram filmados e fotografados de diversos ângulos e em alta definição. “A tecnologia possibilita que o internauta interaja de forma significativa com a visita”, opina a produtora-executiva do projeto, Carla Sandim. O sistema permite ao usuário avançar ou voltar no momento em que quiser, aproximar-se das obras, ler o que considerar mais relevante etc., podendo ir a qualquer parte do museu sem itinerário obrigatório. A tecnologia também não demanda computadores potentes ou com muita memória, o que torna o projeto acessível de qualquer máquina, em qualquer lugar do mundo, gratuitamente.

O objetivo do ERA Virtual é ampliar o alcance sócio-cultural dos museus que fazem parte do projeto, visto que 92% da população brasileira nunca visitou galerias de arte ou museus, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tal ampliação se dará pelo computador, pois segundo dados do IBOPE Nielsen Online, 64,8 milhões de brasileiros já tem acesso à internet. Outras metas são democratizar o acesso a essas informações de forma gratuita e fornecer um material de qualidade que pode, muitas vezes, ser utilizado como material didático e de pesquisa, utilizando-se das novas tecnologias na aquisição do conhecimento. “O ERA Virtual também possibilita que exposições programadas para durar um tempo específico perdurem para além do tempo real. Mesmo depois de desmontadas, a visitação online ainda estará disponível”, ressalta o coordenador, Rodrigo Coelho. O projeto ainda visa o estímulo ao turismo cultural com a divulgação dos museus como atrativos turísticos.

O projeto custará 720 mil reais e é financiado por intermédio das Leis Federal e Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e incentivado por empresas privadas.

Os museus participantes da primeira fase do projeto ERA Virtual- Museus são:

Lançamentos na segunda quinzena de março:

· Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte / MG
· Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul / SC
· Casa de Cora Coralina - Goiás / GO
· Museu Victor Meirelles - Florianópolis / SC
· Museu do Oratório - Ouro Preto / MG

Lançamentos seguintes:

· Memorial Tancredo Neves - São João del-Rei / MG
· Museu de Ciências Naturais PUC Minas - Belo Horizonte / MG
· Museu do Homem do Nordeste - Recife / PE (em fase final de negociação)
· Museu Histórico Abílio Barreto – Belo Horizonte / MG
· Museu Guimarães Rosa – Cordisburgo / MG
· Museu Casa Guignard – Ouro Preto / MG
· Museu do Diamante – Diamantina / MG

Fontes para entrevista:
Carla Sandim - Produtora-Executiva do projeto e da Empório de Relacionamentos Artísticos (ERA)
Contatos: (31) 3225-3584 ou (31) 8370-0002
E-mail: carla@era.art.br
Rodrigo Coelho - Diretor da Empório de Relacionamentos Artísticos (ERA) e idealizador do projeto
Contatos: (31) 3225-3584 ou (31) 8370-0001
E-mail: era@era.art.br
Site do projeto:
www.eravirtual.org

Assessoria de Imprensa:
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Sérgio Stockler (31) 9143-1001
Juliana Afonso (31) 8734-7999
Pollyanna Alcântara (31) 9752-4058

Telefones: (31) 3264-4404
e-mail:
juliana@sinaldefumaca.com.br

0 Comments: