quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Trem das Artes 2009 desembarca em Pinheiral neste final de semana

Pela terceira vez, projeto passa por Pinheiral (RJ)

Contribuir para o processo de formação da identidade cultural, propiciando a todos o acesso democrático ao melhor da arte e da cultura é a grande meta do projeto cultural itinerante Trem das Artes 2009. O projeto, que desde o dia 8 de setembro vem contemplando vários municípios mineiros e fluminenses com a rica e diversificada programação cultural, já está em sua sexta edição e, pela terceira vez, chega a Pinheiral, no vale do Paraíba, estado do Rio de Janeiro.

O projeto já passou por Conselheiro Lafaiete, Bom Jardim de Minas e Entre Rios de Minas, cidades localizadas no interior mineiro. A parada do Trem das Artes em Pinheiral acontece no período de 6 a 18 de outubro. Durante treze dias o município fluminense será palco de diversas atividades culturais, como oficina para educadores, oficina para crianças e adolescentes e, no final de semana, espetáculos de música e teatro.

A primeira atividade do Trem das Artes a ser realizada em Pinheiral será a oficina “Desenvolvimento de Projetos Culturais”, de 6 a 17 de outubro. Destinada aos artistas, gestores públicos, agentes e produtores culturais, seu objetivo é capacitar os participantes para a utilização de técnicas de mapeamento cultural, diagnóstico participativo, planejamento e elaboração de projetos.

A partir da atividade, os alunos terão embasamentos teóricos e conceituais sobre políticas e planejamento, bem como sobre mecanismos de financiamento à cultura, dotando-os de técnicas e conhecimentos para uma atuação mais profissional e consciente na área cultural que cada vez mais exige de seus profissionais uma postura ética e segura.

Como etapa preliminar à realização da oficina, mas ainda como parte do processo formativo, será realizado um exercício de mapeamento cultural no qual os próprios alunos, sob a supervisão e com instrumentos e metodologia elaborados pelos monitores, levantarão dados culturais relevantes para melhor conhecimento dos contextos culturais dos quais participam e, por consequência, maior consciência para a proposição de projetos que venham a interferir nas realidades locais.

A oficina “Desenvolvimento de Projetos Culturais” será ministrada pela professora Ana Flávia Macedo, em 45h/aula, na Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. Toda a programação é gratuita.

Final de semana de muita arte e cultura

A programação cultural do Trem das Artes 2009 não pára por aí. Agora é a vez de toda a população local curtir o que o projeto tem a oferecer. Durante o final de semana (17 e 18 de outubro), os moradores participarão gratuitamente de diversas atividades artísticas e culturais.

No sábado (17), o programa começa às 20h, com a apresentação da Banda de Musica Sociedade Recreativa de Pinheiral. Logo em seguida, às 20h30, os holofotes vão para o espetáculo teatral “A Santinha e os Congadeiros”. A peça é uma iniciativa inovadora que congrega arte, cidadania e educação. Realizado a partir do tripé oficinas, contação de histórias e montagem de espetáculo, o projeto idealizado e dirigido pelo renomado diretor de teatro João das Neves, com coordenação da cantora Titane, contempla comunidades afro-descendentes que mantém a tradição do Congado em Minas Gerais.

"A Santinha e os Congadeiros" conta a história da imagem de Nossa Senhora do Rosário que se recusava a ficar nas capelas para as quais era levada: a imagem sempre sumia sem explicação e ressurgia milagrosamente em uma gruta. Por mais que se fizessem cortejos para buscá-la, o fato se repetia. O teimoso vai e vem da imagem apenas cessa quando um cortejo de moçambiqueiros, com seus tambores, gungas e patangomes, tenta buscá-la: a imagem responde à devoção dos negros e revela que Nossa Senhora do Rosário é, na verdade, a sua santa protetora.

A programação do dia seguinte, domingo (18/10), terá início, às 9 horas, com a oficina para crianças Berimbalança. Coordenada pelo professor de educação física Freddy Freiha, a atividade mistura técnicas da capoeira e do circo estimulando o desenvolvimento da criança em cinco pilares estruturais: motor, afetivo, social, cultural e cognitivo. Na oficina, músicas infantis cantadas na escola são transportadas para o universo da capoeira.

Para encerrar a passagem do Trem das Artes por Pinheiral será encenado às 11 horas, o musical infantil “A Viagem de Clara – Em Busca do Eu Perdido”, da Confesso Cia. de Teatro. O espetáculo pretende divertir e emocionar crianças de todas as idades. Uma viagem imperdível de encanto e fantasia que, de maneira didática e divertida, mostra a importância da autoaceitação ao ensinar brincando as funções e complexidades dessa fantástica máquina chamada corpo humano.

Clara é uma menina que não se contentava com as coisas como elas eram. Ela não queria mais ser pequena, queria ter outra cor, outro sabor, enfim, ela desejava ser outra pessoa. Antes de realizar esse seu desejo, o Mestre dos Desejos a envia para uma fantástica viagem de autoconhecimento, dentro de seu próprio corpo. Passando pelo estômago, intestino, sistema sangüíneo, coração e cérebro, ela descobre as singularidades de cada órgão e se diverte ao encontrar surpreendentes personagens em cada etapa de sua viagem.

Toda a programação cultural do final de semana ocorre na Praça Principal.

O Trem das Artes é uma realização do Instituto Artivisão com o patrocínio da MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço
Trem das Artes
Data: 8 de setembro a 29 de novembro
Pinheiral: 6 a 18 de outubro
Cidades: Conselheiro Lafaiete (MG), Bom Jardim de Minas (MG), Entre Rios de Minas (MG), Pinheiral (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Sarzedo (MG), Brumadinho (MG) e Itaguaí (RJ)

Programação Gratuita

Realização
Instituto Artivisão

Patrocínio
MRS Logística
Fontes para entrevista:
Patrícia Lamego – Coordenadora Geral do Projeto Trem das Artes
Contatos: (31) 3241-5880 ou (31) 9217-4812
Carmem Maron – Assessora de Comunicação Empresarial da MRS
Contatos: (32) 3239-3604 ou (32) 8427-1158

Assessoria de Imprensa:
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Sérgio Stockler (31) 9143-1001
Pollyanna Alcântara (31) 9752-4058
Telefones: (31)3264-4404 -
E-mail:
pollyanna@sinaldefumaca.com.br

0 Comments: