quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Trem das Artes 2009 chega em Bom Jardim de Minas neste final de semana


Segunda parada: Bom Jardim de Minas

Bom Jardim de Minas será a segunda cidade a receber o projeto Trem das Artes 2009. Na semana de 21 a 26 de setembro, a população local vai ser agraciada com diversas atividades culturais que incluem oficinas para educadores, oficinas para crianças e adolescentes e espetáculos cênico-musicais.

De segunda a sábado ( 21 a 26/09), durante todo o dia, será promovida a oficina “Mapeamento e Diagnóstico da cultura local – Um olhar sobre a realidade cultural local”. Nesta atividade os próprios alunos serão pesquisadores. Durante a oficina os participantes terão que levantar dados referentes às práticas, espaços, eventos, festas, manifestações culturais, grupos e artistas atuantes na região pesquisada. O objetivo é apresentar, ou mesmo reforçar, a importância de dados culturais relevantes do município para que o aluno amplie seus conhecimentos sobre seu próprio contexto cultural.

Após a pesquisa e a sistematização coletiva dos dados levantados, será aplicada técnica de diagnóstico rápido participativo (DRP), a partir do qual serão identificadas as principais demandas e propostas ações para o fomento da cultura local. Além da reflexão a respeito da importância da pesquisa e do diagnóstico da cultural local, a oficina visa fazer com que os alunos tenham uma visão breve das possibilidades instrumentais e técnico-metodológicas para a construção participativa de um diagnóstico cultural.

A oficina “Mapeamento e Diagnóstico da cultura local” será ministrada pela professora Ana Flávia Macedo, em 48h/aula, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Geraldo Magela Rocha Sales. Toda a programação é gratuita.

Arte e cultura para todos

No sábado (26/09) o Trem das Artes 2009 abre espaço para toda a população de Bom Jardim de Minas. A parte do projeto que envolve espetáculos artísticos e culturais acontece a partir das 20 horas. A abertura será feita pelo grupo circense Família Phenyx.

Às 20h30, acontece o espetáculo musical “Titane e o Campo das Vertentes”. A atração representa a consolidação de todas as atividades, reflexões e processos vivenciados no projeto de mesmo nome. Neste espetáculo sobem ao palco a cantora Titane, o coro cênico-musical composto por participantes do projeto, Sérgio Pererê e ainda o grupo Rosa dos Ventos. O repertório é composto por canções de Sérgio Pererê e Makely Ka, incluindo poemas, representantes da nova geração da música mineira que tem em seus trabalhos elementos diversos da música brasileira e do mundo.

“Titane e o Campo das Vertentes” tem a direção geral de João das Neves, preparação corporal de Irene Zivianni e figurino produzido por Cláudia de Paula.

No domingo (27/09), o projeto encerra suas atividades em Bom Jardim de Minas. A primeira atividade começa logo cedo, às 9 horas, com a oficina “Berimbalança”.

Destinada ao público infantil e coordenada pelo professor de educação física Freddy Freiha, a oficina mistura técnicas da capoeira e do circo estimulando o desenvolvimento da criança em cinco pilares estruturais: motor, afetivo, social, cultural e cognitivo. Na oficina, músicas infantis cantadas na escola são transportadas para o universo da capoeira.

Logo depois, às 11 horas, será a vez da atração “Rúbia: brincando e contando histórias”. O espetáculo, apresentado pela animadora, educadora e contadora de histórias Rúbia Mesquita, promete transportar crianças e adultos para um mundo mágico. Atividades lúdicas, dinâmicas e cantigas fazem parte da peça dirigida por Renata Mesquita e Fernanda Andrade. A apresentadora também abordará o tema da segurança nas linhas do trem. Durante uma conversa divertida e educativa com um maquinista da MRS ela vai falar sobre a importância da ferrovia, informando e conscientizando as crianças com relação aos perigos que a linha de trem representa e sua essencial função como meio de transporte.

Todas as atividades culturais de sábado e domingo são gratuitas e acontecem no Estádio Municipal Nogueirão.

O projeto Trem das Artes visa contribuir para o processo de formação da identidade cultural, propiciando a todos o acesso democrático ao melhor da arte e da cultura. O programa é idealizado e realizado pelo Instituto Artivisão, tendo como patrocinador a MRS Logística.

Bom Jardim de Minas

Distante 334 Km por rodovia de Belo Horizonte, Bom Jardim de Minas foi desmembrado de Andrelândia, município do Sul de Minas, emancipando-se em 17/12/1938. Mantiqueira foi a primeira denominação de Bom Jardim e sua primeira Capela, de Bom Jesus do Bom Jardim, foi construída por provisão de 31/05/1755, a pedido do capitão Antônio Pereira Corrêa de Lacerda. Com 452 Km2 de área e população de 7.699 habitantes, tem um excelente clima com média térmica de 18º e uma boa infra-estrutura urbana. A base econômica do município é constituída pela agropecuária, comércio e indústria de transformação e beneficiamento de produtos agrícolas. Produz arroz, batata-inglesa, café, cana-de-açúcar, feijão, milho e frutas como caqui, figo, laranja, limão, pêra, pêssego, dentre outros.

Serviço: Trem das Artes

Data: 8 de setembro a 29 de novembro
Bom Jardim de Minas: 21 a 27 de setembro
Cidades: Conselheiro Lafaiete (MG), Bom Jardim de Minas (MG), Entre Rios de Minas (MG), Pinheiral (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Sarzedo (MG), Brumadinho (MG) e Itaguaí (RJ)

Programação Gratuita

Realização
Instituto Artivisão

Patrocínio
MRS Logística
Fontes para entrevista:
Patrícia Lamego – Coordenadora Geral do Projeto Trem das Artes
Contatos: (31) 3241-5880 ou (31) 9217-4812
Carmem Maron – Assessora de Comunicação Empresarial da MRS
Contatos: (32) 3239-3604 ou (32) 8427-1158

Assessoria de Imprensa:
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Sérgio Stockler (31) 9143-1001
Pollyanna Alcântara (31) 9752-4058
Telefone: (31)3264-4404
E-mail: pollyanna@sinaldefumaca.com.br

0 Comments: