quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tudo floresce na cozinha

Tudo floresce na cozinha


Com a temperatura elevada, as saladas são ótimas opções para uma refeição leve e saudável.

O clima já começa a mudar. Estamos prestes a entrar na estação mais florida e alegre do ano, a primavera. Um período em que as temperaturas vão subindo aos poucos e o ar fica mais úmido para a chegada do verão.

Com o clima mais quente, é necessário mudar também a alimentação, pois nosso organismo, assim como as estações do ano, altera para adaptar-se ao meio. Em dias mais quentes, por exemplo, a nossa digestão torna-se mais lenta. Assim, este é o momento ideal para trocar as comidas pesadas do inverno por alimentos leves.

As saladas são opções perfeitas para esta nossa face, pois são saudáveis, práticas e versáteis de preparar. Quando mais caprichada, pode se transformar em prato principal. Segundo a médica e endocrinologista, Soraya Hissa de Carvalho, começar a refeição pela salada potencializa o efeito dos alimentos, melhora o trânsito intestinal e ajuda a evitar os alimentos calóricos. Além disso, devido à presença dos carotenóides, substâncias antioxidantes, as saladas atuam contra o envelhecimento precoce.

A médica defende ainda que, de acordo com a pirâmide alimentar, é necessário ingerir de três a cinco porções de legumes ou verduras por dia. “Estes alimentos fazem da salada uma verdadeira usina de saúde. Muitos deles são considerados funcionais, que, além de alimentar o corpo com vitaminas e minerais, têm substâncias que fortalecem o cabelo, deixam a pele macia e previnem doenças”, explica.

Para a Personal Chef, Cida Gomes, o segredo para tornar a salada um prato saboroso é a criatividade. “Muitas pessoas acham as saladas sem graça. Por isso, na hora de preparar o prato, devem usar e abusar da imaginação para combinar ingredientes e sabores”, afirma.

Para incentivar o consumo de deliciosas saladas e apresentar combinações irresistíveis para a primavera, o Cida Gomes Atelier Culinário (Rua do Ouro, 696 Serra – BH/MG) terá duas turmas do curso “Saladas para a Primavera”. A primeira, no dia 12 de agosto (quarta-feira), às 19h. E a segunda, dia 15 (sábado), às 10h.

Com um investimento de 80 reais, os alunos vão aprender receitas como: salada de figos; mel e nozes; salada de camarão; salada de carne desfiada; ervilha torta e feijão branco; salada de cogumelos com queijo.

Quem ministra o curso é a Personal Chef Cida Gomes, cozinheira profissional formada pelo SENAC-MG. Cida é consultora em gastronomia e proprietária e Chef de Cozinha do Cida Gomes Atelier Culinário.

Roteiro de Gastronomia:
Curso “Saladas para a Primavera”
Turma I - 12 de agosto (quarta-feira) // Horário 19h
Turma II - 15 de agosto (sábado) // Horário 10h
Contatos: (31) 3086-2182 // Preço: 80 reais
Local: Cida Gomes Atelier Culinário - Rua do Ouro, 696 Serra – BH/MG

Sugestão para entrevistas:

· Cida Gomes, Personal Chef e proprietária do Cida Gomes Atelier Culinário
· Soraya Hissa de Carvalho, médica e endocrinologista

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3221 - 9241/3225 - 1116/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Agosto 2009

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: