terça-feira, 18 de agosto de 2009

Poesia Surrealista - Estação Pátio Savassi

Poesia Surrealista é tema de bate papo no Estação Pátio Savassi desre sábado (22/08)

O projeto Estação Pátio Savassi, dando continuidade às discussões do mês de agosto, apresenta a palestra “A poesia surrealista e os ‘reinos do instantâneo’”, no dia 22, sábado, com a Doutora em Literatura Brasileira, Melânia Silva de Aguiar. O encontro será realizado no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi), a partir das 11h.



Melânia Aguiar - Foto: Marco Túlio Ferreira

Em um livro de 1928, ‘O camponês de Paris’, o poeta Luiz Aragón, anunciava ao mundo um novo vício, o surrealismo. E convidava a entrar nos domínios do que chamou “os reinos do instantâneo”. Com essa expressão, ressalta uma das mais fortes crenças dos adeptos da corrente surgida na França, na segunda década do século XX, e que teve em André Breton seu líder maior. Assim, a imaginação, o instinto, o inconsciente, a intuição, as fulgurações instantâneas, acima da razão e da lógica, levando ao campo do mágico e do mistério, são vistos como possibilidades de ampliar o campo do conhecimento e libertar o homem dos entraves que o escravizam. Com base nisso, Melânia irá propor uma discussão sobre a poesia surrealista no mundo e no Brasil.

Melânia Silva de Aguiar é Doutora em Literatura Brasileira pela UFMG, tem Pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle, Paris e pela Universidade de Lisboa e possui graduação em Letras Neolatinas. Atualmente , é professora de Pós-Graduação em Letras da PUC-MG. Publicou recentemente, em parceria com a Profa. Dra. Suely Maria de Paula e Silva Lobo, o livro ‘Poesia, Tradição e Modernidade: Interlocuções’ e é responsável pela fixação do texto, notas e comentários, da edição, entre outras, da obra poética de Cláudio Manuel da Costa (‘A Poesia dos Inconfidentes’).

O projeto do Shopping Pátio Savassi com curadoria da Estação do Saber recebe, semanalmente, intelectuais, escritores e profissionais renomados para palestras gratuitas e bate-papos com o público no anfiteatro do shopping.

Em agosto, o tema é “Mais além da razão” e os interessados em dar continuação ao debate e trocar idéias sobre as palestras no ambiente virtual, através do fórum do site (www.estacaodosaber.art.br) ou do Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia), onde são postadas frases e comentários, buscando redes sociais que discutem temas relativos à cultura. Com isso, é cada vez maior o número de pessoas integradas nos assuntos abordados, ampliando o alcance dos temas debatidos sobre o mundo contemporâneo.

Agenda: “Estação Pátio Savassi – Palestra: A poesia surrealista e os ‘reinos do instantâneo’”
Data: 22 de agosto de 2009, sábado // Horário: 11h
Local: Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 Savassi – Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263-8500
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos / Rachel Wardi
(31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Pátio Savassi:
Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Cilene Impelizieri – (31) 3227-4566/3223-5137
hipertexto@hipertextoweb.com.br
www.hipertextoweb.com.br

Rachel Wardi Lopez
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3225-1116 - (31) 3221-9241 - (31) 8854-2425
rachel@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: