domingo, 12 de julho de 2009

A Índia que eu vi

Do tradicional ao contemporâneo tudo está relatado no livro “A Índia que eu vi” (16/7)

Leitura Pátio Megastore lança livro do escritor e geógrafo João Lobato, que se aventurou por uma das mais antigas culturas do mundo.


Índia. Poucas palavras atiçam mais a nossa imaginação do que esta. A Índia das especiarias, das roupas coloridas, dos cheiros diversos que circulam pelas cidades, das pessoas calorosas, das muitas culturas. A índia das religiões mais antigas do mundo, dos imperadores que governavam em fortes no meio de desertos, dos ascetas que mudaram a forma de a humanidade pensar. A índia da opulência e da miséria, de extremos coexistindo lado a lado, do mistério, do desconhecido.. O país com dimensões continentais, que teve uma das primeiras civilizações da humanidade, ainda hoje imprime sua marca de forma decisiva no mundo.

Neste breve relato, o geógrafo e escritor, João Avelar Lobato, procura descrever a grandiosidade da cultura indiana. O país é tema do livro “A Índia que eu vi”, que ele lança no dia 16 de julho (quinta-feira), às 19h, no Espaço Cultural Terraço Leitura (Leitura Pátio Megastore - Av. Contorno, 6061, 3º andar - Savassi).

O livro surgiu do interesse do autor em ver de perto a cultura que influenciava muito o país no qual estava vivendo, o Sri Lanka. “Foi uma viagem cheia de emoção, contratempos, desafios e, sobretudo, fascínio. Alguns momentos foram perigosos, outros confirmaram que a Índia é ainda muito mais do que se imagina. Ela é real, mas daquele tipo de realidade que desafia a mais viva imaginação”, conta o autor sobre a viagem de encantamento e surpresas.

Em “A Índia em que eu vi”, o escritor apresenta bem mais que relatos de um viajante. O livro é a reunião de todas as sensações e experiências, curiosidades, costumes, crenças, artes, cores, sabores e cheiros da Índia. No livro, João Lobato também se preocupa em contextualizar o leitor sobre as questões históricas, econômicas e sociais do país.

Segundo o autor, é alarmante o contraponto entre a riqueza cultural, tradição, povo gentil e hospedeiro com a profunda e chocante miséria social. “Entre as dez pessoas mais ricas do mundo em 2009, segundo a revista Forbes, duas são indianas. Por outro lado, 80% da população vive com menos de R$ 1 por dia”, diz Lobato. No livro, com a ajuda das fotografias de Susannah Pritchard, ele consegue mostrar este contraste ao leitor.

Sobre o autor

João Avelar Lobato é geógrafo e escritor. Ele viveu na Ásia e é um curioso sobre a cultura da região.

Agenda:
Lançamento: “A Índia que eu vi”, de João Avelar Lobato.
Data: 16 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h
Local:
Espaço Cultural Terraço Leitura
Leitura Pátio Megastore
Av. do Contorno, 6061 - 3º andar – Savassi)
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Julho/2009

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: