quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fisioterapia em Mastologia

Fisioterapia é aliada no apoio físico e mental de pacientes com câncer de mama

A Fisioterapia em Mastologia é uma das especializações da área que consiste em dar suporte físico e mental a pacientes submetidos à cirurgia de câncer de mama. Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma nova realidade de percepção corporal, com alterações significativas nos âmbitos anatômico, fisiológico e funcional.

Atualmente, as cirurgias menos radicais têm alcançado bons resultados, enquanto as terapias complementares conseguem estabelecer o equilíbrio entre o controle da doença e os efeitos colaterais do tratamento. Porém, a remoção do tumor e dos nódulos linfáticos axilares, torácicos e/ou cervicais, continua sendo o tratamento com maiores seqüelas para o câncer de mama.


Segundo a fisioterapeuta, Tatiana Campos Rocha , proprietária do Espaço Equilíbrio, em Belo Horizonte (MG), a drenagem linfática é a técnica mais utilizada na Fisioterapia em Mastologia, pois atua na redução de linfoedema instalado no período pós-operatório. Outros recursos fisioterápicos também são utilizados, pois algumas alterações importantes acontecem na postura, nos movimentos dos membros superiores e da caixa torácica, na cicatriz e nas aderências que aparecem posteriormente ao processo cirúrgico.

“Nos últimos anos, houve uma significativa mudança de enfoque no tratamento de pacientes com câncer. Com isso, os objetivos de controle e cura da doença vêm se estendendo na busca de uma boa qualidade de vida durante e após o tratamento. Neste novo contexto, a fisioterapia surge como peça fundamental da equipe multidisciplinar de tratamento no processo de reabilitação dos pacientes”, explica Tatiana.

O tratamento com fisioterapia também é importante durante as fases de quimioterapia e radioterapia, onde a atenção deve estar focada no processo de sensibilidade do sistema imunológico. “A fisioterapia não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas com a repercussão do problema em todo o organismo da pessoa, visualizando o paciente como um todo, além da sua estima, seu sentimento e sua qualidade de vida”, destaca Tatiana.

Sobre a fisioterapeuta

Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória e possui 14 anos de experiência em drenagem linfática. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimento que inclui: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Dermato-Funcional.

Espaço Equilíbrio
Endereço: Rua Tomáz Gonzaga, 802, sala 1106 - Lourdes
Informações: (31) 3275-1230 // espaco.equilibrio@hotmail.com

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Rachel Wardi
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
http://www.amplacomunicacao.com.br/

Rachel Wardi Lopez
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3225-1116 - (31) 3221-9241 - (31) 8854-2425
rachel@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: